BIBLIOTECA

Apresentação

A “Biblioteca Universitária UNIFIPMoc” está localizada dentro do Campus da UNIFIPMOC, ocupando uma área de 671,29 m² – espaço que conta, dentre outros segmentos, com cabines de estudo em grupo, cabines de estudo individual, sala de projeção, sala de processamento técnico, coordenação, e amplo salão de estudos.

O acervo da Biblioteca consiste em obras físicas e virtuais, atendendo tanto aos requisitos legais, bem como ao contexto tecnológico, de acessibilidade e flexibilidade ao tempo, condições de estudos e necessidades de pesquisas dos nossos acadêmicos.

A biblioteca é informatizada, possibilitando a otimização das atividades de circulação e pesquisa, primando sempre pela melhoria na qualidade do atendimento aos usuários. Possui uma equipe de trabalho que mantém a biblioteca funcionando de 7h e 30 min. às 22h de segunda a sexta e Sábado de 8h às 12h.

Obs.: Durante o período de férias será estabelecido horário especial a ser fixado em mural.

FUNÇÃO E OBJETIVO

Quanto à função, a Biblioteca tem por objetivo fornecer serviços de informação necessários ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como atender as necessidades pertinentes da comunidade local.

Acervo
Sobre a biblioteca

Espaço físico

Infraestrutura

INFRAESTRUTURAOBSERVAÇÕESRecursos humanos05 colaboradores:01 bibliotecário (coordenação)04 auxiliares de bibliotecaInternet08 terminais de acesso para usuáriosSistemaPrograma de Bibliotecas do Sistema TOTVS RM.Acervo de obras54.000 aprox. (2024)Mobiliário14 mesas e 78 cadeiras (Salão de Estudos)30 mesas e 30 cadeiras (Estudo Individual)10 mesas e 50 cadeiras (Estudo em Grupo)08 mesas e 08 cadeiras (Terminais de Consulta)03 mesas e 06 poltronas (Sala de Leitura e Descanso)01 mesa, 01 TV, 01 DVD e 08 cadeiras (Sala de Projeção)01 mesa e 03 cadeiras (Sala da Coordenação)04 mesas r 04 cadeiras (Processamento Técnico)01 Balcão e 03 cadeiras (Setor de Circulação de Materiais)Equipamentos de informática16 computadores com acesso à Internet, 04 impressoras multifuncionais, 03 leitoras de código de barras e 02 mini-impressoras.

Revistas Acadêmicas UNIFIPMOC

Revista Multidisciplinar

A Revista Multidisciplinar da Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) é um periódico científico especializado, nacional, aberto a contribuições da comunidade científica nacional, arbitrada e distribuída a leitores do Brasil. Publicado pelo UNIFIPMoc, este periódico tem por finalidade publicar contribuições científicas originais sobre temas relevantes para as diversas áreas do conhecimento com compromisso interdisciplinar.

Clique aqui

Revista Brasileira de Estudos Jurídicos

A Revista Brasileira de Estudos Jurídicos é um periódico científico especializado, nacional, aberto a contribuições da comunidade científica nacional, arbitrada e distribuída a leitores do Brasil. Publicado e editado pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), este periódico tem por finalidade publicar contribuições científicas originais sobre temas relevantes no campo do Direito, estudos jurídicos e humanidades.

Clique aqui

FAQ | Periódicos UNIFIPMoc

Quem pode publicar?
Os periódicos UNIFIPMoc estão abertos a todas as titulações: graduandos, graduados, especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. No entanto, sugere-se que graduandos e graduados publiquem em coautoria com seus orientadores ou coautores graduados.

Qual é a classificação no Qualis CAPES das revistas?
A avaliação mais recente do sistema Qualis CAPES (2017-2020) classifica a Revista Multidisciplinar com Qualis B4 e a Revista Brasileira de Estudos Jurídicos com Qualis B2. A instituição tem trabalhado continuamente para o aprimoramento da avaliação no próximo quadriênio (2021-2024) e o cenário é bastante oportuno.

Qual é o ISSN dos periódicos?
O registro ISSN dos periódicos UNIFIPMoc está assim registrado:

Revista Multidisciplinar
ISSN impresso: 2674-9300
ISSN online: 2966-3296

Revista Brasileira de Estudos Jurídicos
ISSN impresso: 1809-7278
ISSN online: 2966-3261

Os periódicos são indexados?
Atualmente, os periódicos institucionais estão indexados no Latindex e Google Scholar. Estão a caminho indexações nas bases Sumários, DOAJ, Miguilim, Diadorim, Oasis, Redalyc, entre outras.

Os periódicos cobram taxas?
Não. A leitura, submissão, revisão e publicação de textos nos periódicos é inteiramente gratuita.

Que tipo de trabalhos são publicados?
Ambas as revistas aceitam artigos originais, artigos de revisão, relatos de experiência, relatos de caso, ensaios textuais, ensaios fotográficos, resenhas e entrevistas, desde que formatados conforme o template próprio e seguidas as diretrizes de submissão.

Que temas e áreas são publicados pelos periódicos?
A Revista Multidisciplinar é marcada pela interdisciplinaridade, abrigando textos de todas as áreas do conhecimento. Já a Revista Brasileira de Estudos Jurídicos tem enfoque no campo do Direito, bem como diálogos interdisciplinares em outras áreas que possuam abordagem jurídica.

Qual é a periodicidade de publicação?
Ambas as revistas publicam edições semestrais e em sistema de fluxo contínuo. Isto é, embora duas edições semestrais sejam lançadas, textos aprovados podem ser publicados a qualquer momento. Além do sistema de fluxo contínuo, as revistas publicam dossiês temáticos e edições especiais que são divulgadas em suas páginas oficiais e nos canais institucionais.

Quanto tempo, em média, leva a avaliação de trabalhos?
Em média, a equipe editorial considera o prazo mínimo de 3 meses para avaliação dos trabalhos, podendo se estender até 6 meses, considerando alta demanda. No entanto, é meta das revistas abreviar seu tempo de avaliação sem comprometer a qualidade editorial.

Como publicar?
Para enviar sua colaboração a qualquer momento, siga os seguintes passos:

1. Acesse a plataforma da revista.
2. Consulte as normas de submissão clicando em "Sobre" e, a seguir, em "Submissão".
3. Leia atentamente as normas e adeque seu texto às recomendações.
4. Baixe o template próprio de formatação da revista e ajuste sua colaboração. O template está disponível na mesma página (ao abrir o template, clique em "Arquivo", depois em "Baixar" e selecione o formato desejado).
5. Com o artigo formatado com base no template próprio, clique em "Sobre", depois em "Submissão" e em "Fazer nova submissão".
6. Caso não seja cadastrado na revista, realize seu cadastro e retome o passo anterior.
7. Siga atentamente os passos de submissão, incluindo o arquivo de sua submissão em formato editável (não em PDF), insira os dados completos de autores e coautores (nome completo, e-mail e biografia resumida).
8. Finalize sua submissão e aguarde novos comunicados por e-mail, canal utilizado para o contato com a revista.
9. Caso tenha dúvidas ou dificuldades, acesse a aba "Sobre" e depois "Contato".
Periódicos UNIFIPMoc

Revista Multidisciplinar
Publicação semestral de estudos interdisciplinares em múltiplas áreas do conhecimento.

Revista Brasileira de Estudos Jurídicos
Publicação semestral de estudos no campo jurídico e diálogos interdisciplinares em Direito.

Informatização

TOTVS RM" Gestão Bibliotecária

Para a informatização do setor, foi utilizado o software "TOTVS RM" Gestão Bibliotecária. Todo o acervo pode ser consultado através dos terminais de computadores, que permitem aos usuários consultas por autor, título, assunto. O TOTVS Gestão Bibliotecária controla e organiza todo o processo de empréstimos, devolução e reserva de livros.

Acesso o Acervo.

Biblioteca Digital

MINHA BIBLIOTECA

Minha Biblioteca é uma plataforma de livros digitais que possui milhares de títulos indispensáveis para formação profissional na educação técnica e superior. O acervo da MB é sempre atualizado e catalogado em diversas áreas.

A MB foi criada em 2011 como resultado de uma parceria entre importantes editoras brasileiras: Grupo A, GEN, Saraiva e Manole. É uma biblioteca digital com milhares de títulos disponíveis em catálogos divididos por temas e áreas do conhecimento.

Atualmente, mais de 50 editoras e selos editoriais compõem o seu acervo. Por meio da Minha Biblioteca, estudantes, professores e profissionais têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos.

Mais de 13.000 livros acadêmicos disponíveis na “Minha Biblioteca” à disposição de alunos e professores 24 horas por dia e a 7 dias da semana.

Para acessar a Biblioteca Virtual, deve-se estar logado no Portal Acadêmico ou na Plataforma Canvas.

Tutoriais MINHA BIBLIOTECA (LINKS PARA VIDEOS NO YOUTUBE)

Treinamento Minha Biblioteca | Completo

Tutorial Minha Biblioteca | Preferências do Leitor

Tutorial Minha Biblioteca | Leitura em voz alta | Impressão de páginas

Tutorial Minha Biblioteca | Conheça os Recursos de Estudo

Tutorial Minha Biblioteca | Marcadores e Anotações

BASE DE DADOS

RECURSOS EBSCO

EBSCO é o principal fornecedor de bases de dados para pesquisa, periódicos eletrônicos, assinaturas de revistas, livros eletrônicos e serviço de descoberta para bibliotecas de todos os tipos. Por mais de 75 anos, temos parceria com bibliotecas para melhorar a pesquisa com conteúdo e tecnologia de qualidade.

Academic Search Complete

A Academic Search Complete é uma base de dados completa para pesquisa multidisciplinar acadêmica, com periódicos e revistas indexados em quase todas as áreas do conhecimento. Abrange grande parte de todas as disciplinas acadêmicas oferecidas em faculdades e universidades e atende a todos os cursos da instituição. É um recurso popular encontrado em muitas bibliotecas acadêmicas ao redor do mundo, é a base de dados líder no segmento multidisciplinar.

Fonte Acadêmica

Esta base de dados multidisciplinar fornece extensa cobertura em texto completo de conteúdos acadêmicos em língua portuguesa. É uma coleção de periódicos do Brasil e de Portugal em rápido crescimento, destinada a tornar a pesquisa acadêmica prontamente disponível em formato PDF.

EBSCO, Medline Ultimate

A MEDLINE Ultimate oferece aos profissionais médicos e pesquisadores acesso a conteúdo em texto completo baseado em evidências e revisado por pares contendo ainda mais das principais revistas biomédicas. Também oferece mais cobertura de periódicos internacionais do que qualquer outra versão da base de dados MEDLINE.

Dynamed: EBSCO Health

DynaMed é uma ferramenta de referência clínica baseada em evidências que viabiliza o acesso às últimas informações sobre diagnóstico e tratamento das condições de saúde. Fundamental para melhoria dos resultados de atendimento aos pacientes (Point of Care), o conteúdo da DynaMed é atualizado à medida que novas publicações clínicas relevantes ou recomendações baseadas em diretrizes médicas são publicadas. As recomendações são sempre baseadas em evidências e nunca na experiência ou opinião do autor.

EBSCO

Acesso através do Canvas, utilizando seu login e senha.

Tutoriais

Tutorial de busca nas bases MEDLINE da EBSCO (Brasil)

Dynamed Tutorial de Uso (Brasil)

Busca Básica

Busca Avançada

Guia Rápido

EBSCO Mobile App - Guia Rápido

ESBCO Discovery Service

Academic SearchTM Complete

Base da Dados de Livre Acesso

Mecanismo on-line para referências

Serviços

Serviços Ofertados

Empréstimo domiciliar:

• Alunos e funcionários: por 07 (sete) dias, na quantidade de 05 (cinco) livros, por vez, e 02 (dois) materiais de multimídia, por 07 (sete) dias.

• Professores e monitores: quantidade de 7 (sete) livros, por 7 (sete) dias e 2 (dois) materiais de multimídia, pelo prazo de 07 (sete) dias.

Empréstimo rápido à comunidade externa:

• O interessado em realizar este tipo de empréstimo deverá apresentar documento de identidade e comprovante de endereço original.

• A cada empréstimo poderão ser retirados dois itens, pelo prazo de 3 (três) horas;

• O atraso na devolução acarretará multa de R$1,00 por obra e por hora de atraso, que deverá ser paga na Central de Atendimento, localizado no 1º piso.

Empréstimo do exemplar exclusivo:

Exemplar exclusivo é o que fica retido na Biblioteca, para pesquisa. Constitui, ainda, uma reserva para atender as necessidades de cópias xerográficas quando todos os outros exemplares do mesmo título estiverem emprestados. Só pode ser usado mediante critérios específicos, a saber:

• O empréstimo é concedido pelo prazo máximo de 03 (três) horas.

• A concessão de empréstimo efetua-se até 30 minutos antes do fechamento da Biblioteca, e o horário limite para devolução é até 22h, impreterivelmente.

• A informação do horário limite para devolução do exemplar consta na respectiva papeleta nele afixada. O empréstimo do exemplar poderá ser renovado, desde que não haja solicitação registrada por outro interessado.

Renovações/ Reservas

• As renovações poderão ser feitas via internet, no endereço: clique aqui na aba serviços, onde o usuário entrará o seu login e senha e efetuará a renovação;

• O sistema não renova livros em atraso, ou em reserva para outros usuários. Por esse motivo, sugere-se que os alunos façam suas renovações sempre um dia antes do prazo final de devolução, para evitar o transtorno de ter que devolver livros em atraso;

• A renovação On-line é permitida até três vezes; os comprovantes de empréstimo assinados in loco são válidos para posteriores renovações das obras.

• Reservas também poderão ser feitas via internet, no endereço clique aqui ; somente para obras que estejam emprestadas, e deve ser efetuada pelo próprio interessado, que deverá manter contato diário com a Biblioteca, pois, a partir da devolução da(s) obra(s), ela(s) ficará/ficarão à sua disposição por 24 horas. O usuário que não retirar a(s) obra(s) reservada(s) dentro desse prazo terá sua reserva cancelada automaticamente. A reserva é intransferível.

Acesso ao Catálogo

Todo o acervo pode ser consultado através dos terminais da Biblioteca. A busca da informação pode ser efetuada:

Pelo autor

Pelo título

Pelo assunto acesse em: Consulta ao acervo

Serviço de referência

Atendimento pessoal ou pelo telefone, com esclarecimentos e orientações sobre as fontes de pesquisas existentes, horários de atendimento e outras informações. Telefone: (38) 3220-9000 - ramal 1080.

Treinamento de usuários

O treinamento aos usuários é composto de orientações em sala de aula sobre os serviços e normas de funcionamento da biblioteca e treinamento em base de dados. Além das orientações, os alunos são guiados a uma visita as instalações da biblioteca.

Repositório Institucional

Repositório Institucional

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNIFIPMOC

O Repositório Institucional da UNIFIPMOC tem como objetivo a gestão documental da produção técnica científica institucional através do armazenamento, tratamento técnico, preservação, acessibilidade e disseminação deste conteúdo, gerado por sua comunidade acadêmica. Dando visibilidade, agregando valor e incentivando a criação de novos conhecimentos.

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PRODUÇÃO DO REPOSITÓRIO

1 - O Repositório institucional da UNIFIPMOC será responsável pela gestão documental de toda a produção científica institucional, através de sua coleta digital, guarda e disseminação.

2 - Toda produção cientifica e técnica institucional deverá ser depositada no repositório através de uma cópia digital que seguirá as normativas institucionais já regulamentadas.

Entrega de Teses, Dissertações e Monografias de Especialização

A Biblioteca da UNIFIPMoc é responsável pela guarda e tratamento de:

•Dissertações, teses e monografias defendidas nos cursos de Graduação e de pós-graduação da UNIFIPMoc;

 Dissertações e teses de professores e funcionários da UNIFIPMoc defendidas em outras instituições, nacionais ou estrangeiras.•

•Deverão ser entregues via e-mail: [email protected] contendo as seguintes informações:

A entrega da dissertação, tese e monografia, o graduando/mestrando/doutorando deverão ser enviadas no e-mail: [email protected], juntamente com o formulário preenchido autorizando ou não a disponibilização de seu trabalho na internet.

VEJA AQUI (Orientações de envio e formulário de autorização): Termo de Autorização Repositório Institucional.

Contato

(38) 3220-9000 (Ramal 1080)

[email protected]