Evento de lançamento reuniu acadêmicos e professores e simbolizou a transição para a etapa prática final do curso, no semestre 2026.1
27/1/2026
Compartilhe
%20(2)%20(1).jpg)
A Afya Montes Claros realizou, na noite desta segunda-feira (27), o evento que marcou oficialmente o início do Internato 4.0 (Afya+) para os acadêmicos de Medicina que ingressam na fase final da graduação no semestre 2026.1. O encontro aconteceu em um espaço externo e reuniu estudantes, professores, coordenação do curso e reitoria em um momento de acolhimento, orientações finais e celebração da conclusão do ciclo clínico.
Durante o evento, o coordenador do curso de Medicina, Antônio Caldeira, destacou o significado desse marco na formação médica.
“Hoje é um dia especial. A turma que está entrando no internato vive um momento único, recebendo orientações finais em um clima de festividade, celebrando o final de um ciclo e o início de um novo. Que esse internato seja bastante proveitoso, com muita prática e desenvolvimento de habilidades”, afirmou.
Representando os estudantes, Pedro, aluno da turma 29, ressaltou o sentimento de gratidão e expectativa com a nova etapa.
“Hoje a gente está aqui no Afya Anatomy vivendo a transição para o internato, o fim do ciclo clínico. Só tenho a agradecer por todo o esforço, aprendizado, apoio dos familiares, professores e colegas, e por essa parte final da caminhada que temos pela frente, que certamente será maravilhosa”, disse.
O que é o Internato?
O Internato Afya (Internato 4.0/Afya+) é a etapa prática final do curso de Medicina, correspondente do 9º ao 12º período, com carga horária de 40 horas semanais. Nessa fase, os estudantes atuam diretamente em ambientes hospitalares e ambulatoriais, sob supervisão de médicos preceptores, vivenciando situações reais da prática médica.
O modelo Afya+ integra metodologias ativas, aprendizado baseado em casos, simulações em saúde e o uso de uma plataforma digital exclusiva. A grade do internato é organizada em rodízios nas grandes áreas da Medicina — Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Coletiva — e inclui plantões supervisionados, respeitando os limites legais de carga horária.
O internato é um estágio obrigatório e não remunerado, fundamental para a consolidação da formação médica e para a preparação do futuro profissional para o exercício ético e responsável da Medicina.
CONFIRA AS FOTOS CLICANDO AQUI