Notícias
Direito

Afya Montes Claros participa do projeto “OAB na Praça”

Compartilhe

Oferecer atendimento jurídico gratuito em diversas áreas do Direito, este é o objetivo do OAB na Praça, evento promovido pela  11ª Subseção da OAB/MG – Montes Claros que conta com apoio do Curso de Direito da Afya Montes Claros. O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e de projetos de extensão, estará presente oferecendo suporte acadêmico e permitindo que os estudantes vivenciem experiências reais de atendimento sob supervisão docente

A ação que acontece no próximo sábado (30), das 08h às 12h na Praça Dr Carlos Versiane, vai abranger áreas como família, previdenciário, trabalhista, civil, criminal e imobiliário. Com a participação de advogados, advogadas e acadêmicos de Direito, o objetivo é democratizar o acesso à informação jurídica, aproximar a advocacia da comunidade e garantir apoio especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em edições anteriores, o projeto já proporcionou encaminhamentos essenciais, como regularização de guarda de filhos, pedidos de pensão alimentícia, orientações sobre aposentadoria e benefícios previdenciários, além de encaminhamentos a órgãos públicos e defensoria.

O presidente da OAB Montes Claros, Herbert Alcântara, ressaltou a relevância da ação: “O projeto OAB na Praça é uma forma de estarmos próximos da sociedade, levando cidadania e acesso à justiça a quem mais precisa”.

Parceria longeva, benefícios a quem mais precisa

A parceria da Afya Montes Claros e a OAB é de grande relevância, pois une a experiência prática dos advogados à formação acadêmica dos estudantes. A instituição de ensino participa por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e de projetos de extensão, possibilitando que os alunos vivenciem situações reais de atendimento, sempre com supervisão de professores e profissionais. Isso fortalece a formação prática e social dos futuros advogados.

A contribuição da instituição se dá pela disponibilização de acadêmicos e professores para o atendimento à população, oferecendo estrutura de apoio e reforçando o compromisso com a responsabilidade social. Além disso, promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão, ampliando o impacto positivo da ação tanto para a comunidade quanto para a formação acadêmica dos estudantes.

O projeto tem como público principal a população em geral, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social que não têm fácil acesso a advogados ou orientação jurídica. A proposta é democratizar o conhecimento jurídico e aproximar a advocacia da comunidade.

Viva experiências como esta, CLIQUE AQUI e fale com a gente!