Maio laranja lembra os 25 anos da luta em defesa infanto-juvenil em 2025
22/5/2025
Compartilhe
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, o curso de Psicologia da UNIFIPMoc, em parceria com a Liga Acadêmica de Psicologia Social (Práxis), realizou no dia 21 de maio a roda de conversa “Além do Silêncio: 25 anos de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Infantil”.
Em pleno Maio Laranja, o evento reforçou o compromisso social da Psicologia com temáticas que atravessam a ética, a prática profissional e o cuidado com a infância e adolescência. Acadêmicos, professores e convidados se reuniram em um momento de escuta, reflexão e debate sobre os desafios enfrentados na rede de proteção às vítimas.
A acadêmica Bruna, presidente da Liga Práxis, destacou a relevância da pauta:
“Nós escolhemos esse tema para falar disso, o compromisso social da Psicologia em tratar desses temas tão importantes para a nossa sociedade”, comentou.
Já Luciana Canela, da Frente de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Minas Gerais, palestrante convidada, trouxe uma reflexão profunda sobre a atuação dos psicólogos frente às denúncias:
“Vamos discutir com os acadêmicos o modo como os profissionais precisam estar atentos para observar sinais de abuso, para o acolhimento de forma ética, comprometida, para incidência social e articulação das políticas públicas”, afirmou.
Consciência Crítica
O coordenador do curso de Psicologia da UNIFIPMoc, Carlos André, elogiou a iniciativa e reforçou a importância das Ligas Acadêmicas como espaços de protagonismo estudantil e construção do conhecimento aplicado.
A ação integra uma série de atividades realizadas pelo curso de Psicologia com o objetivo de promover consciência crítica, engajamento social e formação humanizada entre os futuros profissionais da área.
Quer participar de atividades como esta? CLIQUE AQUI e saiba como!