Acadêmicos entenderam melhor o planejamento e a funcionalidade do projeto que está previsto para 2026
25/4/2025
Compartilhe
A Semana da Arquitetura da UNIFIPMoc terminou com uma programação marcada por imersões, oficinas, palestras e discussões que ampliaram o olhar dos acadêmicos sobre o papel social do arquiteto e os desafios da cidade contemporânea. O evento foi realizado entre os dias 22 e 25 de abril e contou com a participação ativa dos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo em todas as atividades.
A mesa redonda com o tema “Montes Claros do futuro: desafios e potencialidades para o novo Plano Diretor”, encerrou a programação, reunindo nomes importantes do cenário urbanístico e jurídico, como Guilherme Roedel, Marcos Esdras Leite, Isabela Veloso Versiani, Priscila Alkmin e Maria Clara de Oliveira Silva. O encontro propôs reflexões sobre as transformações urbanas e os caminhos que a cidade precisa trilhar até a revisão do Plano Diretor, prevista para 2026.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, prof. Dra. Mariana Teixeira, destacou o encerramento da semana como um momento especial de integração e troca de saberes.
“Hoje, nós estamos fazendo o fechamento de uma sessão de palestras, da Semana da Arquitetura, mas apesar de ser o último dia, é um debate muito especial a respeito dos rumos para o Plano Diretor de Montes Claros. Essa mesa de debate significa o encontro interdisciplinar de vários profissionais, estudiosos, pesquisadores e Promotor do Ministério Público”, salientou.
Em sua fala, o professor da Universidade de Montes Claros (Unimontes), Marcos Esdras ressaltou:
“Fizemos uma discussão inicial sobre o Projeto de Revisão do Plano Diretor de Montes Claros. Tivemos uma manhã produtiva, com a apresentação e discussão das temáticas envolvendo a cidade de Montes Claros e qual cidade nós queremos, porque essa é a finalidade do Plano Diretor. Entender qual a Montes Claros do futuro, de qualidade, nós desejamos”.
A cidade além do projeto
Durante a programação, os estudantes participaram de atividades diversas, como oficinas temáticas, visitas técnicas e momentos de lazer e integração. No segundo dia, os alunos fizeram uma imersão no BYD Wake Park Resort, conhecendo na prática conceitos de lazer e paisagismo urbano.
A acadêmica do 5º período, Letícia Gabrielly, pontuou como as aulas e ações promovidas durante a semana contribuem para uma formação mais crítica e cidadã.
“Fazer cidade vai além de projetar. É trazer para as pessoas a devida importância delas como cidadãs, fomentar o lado cultural e desenvolver um olhar mais próximo para a sua cidade, o local onde vivem”, comentou.
Com foco na valorização da profissão, na vivência acadêmica e na responsabilidade social, a Semana da Arquitetura consolidou-se como um espaço para discutir o presente e pensar o futuro dos espaços urbanos com sensibilidade, técnica e compromisso.
O Vestibular para o curso de Arquitetura e Urbanismo está aberto. Inscreva-se AQUI!