Notícias
Direito

Estágio no NPJ: conheça como funciona a prática jurídica do curso de Direito

Compartilhe

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNIFIPMoc atua como campo de estágio supervisionado, onde os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula em atendimentos jurídicos reais, com atividades como audiências simuladas, aulas práticas de arbitragem, mediação, visitas técnicas, estudos orientados e análise de processos reais (autos findos).  

Mas, como funciona o processo de estágio? Essa é uma dúvida de muitos acadêmicos e pode ser a sua também!  

Continue a leitura e entenda tudo sobre o estágio do Curso de Direito.  

O coordenador do curso de Direito e do NPJ, Dr. Daniel Santos afirma que o estágio é uma vivência essencial para os acadêmicos.  

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) oferece aos acadêmicos do curso de Direito a oportunidade de vivenciar, de forma supervisionada, a prática profissional por meio da aplicação dos conhecimentos teóricos em atendimentos jurídicos reais à comunidade de Montes Claros, disse.  

A atuação no NPJ tem início formalmente a partir do 6º período. Contudo, desde o 1º período, os estudantes já participam de um laboratório de observação, proporcionando o primeiro contato com o ambiente jurídico e suas rotinas.  

A acadêmica Mariana Moura está no 6º período e participa dos trabalhos do NPJ, ela conta seu primeiro contato foi no 2° período, para aprender a rotina e retornou no início deste ano.  As atividades desempenhadas pelos acadêmicos são: atendimento ao público, saber como dar a devida atenção de acordo com a demanda; captação de material; produção de peças e acompanhamento processual, além do aprofundamento em jurisprudências

 

Para Mariana, o estágio é “muito importante, já que estamos colocando em prática o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico, além de desenvolvê-lo de acordo com a realidade. É bom ter esse primeiro contato, também, para ver se realmente é a área que você deseja aprofundar, no caso na advocacia”, destacou.

 

Como participar?  

O estágio no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNIFIPMoc não exige processo seletivo. Trata-se de uma disciplina curricular obrigatória do curso de Direito, regulamentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Sobre o estágio  

A realização do estágio supervisionado inicia-se a partir do 6º período e estende-se até o 10º período, sendo necessário que o acadêmico esteja devidamente matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado correspondente em cada semestre.

Durante esse período, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a prática jurídica, atendendo a comunidade, elaborando peças processuais, acompanhando processos e participando de audiências, sempre sob orientação de professores e supervisores do NPJ.

 

Atendimento a comunidade  

O NPJ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com atendimentos nos turnos matutino, vespertino e noturno, oferecendo flexibilidade aos acadêmicos e acessibilidade à população assistida. Com duas décadas de serviços prestados e um legado construído com responsabilidade social e excelência acadêmica, o NPJ reafirma, em 2025, seu papel como espaço de formação cidadã, ética e comprometida com a justiça.  

 

Referência na região  

Em 2025, o NPJ da UNIFIPMoc celebra 20 anos de história, sendo um dos principais pilares na formação prática dos estudantes do curso de Direito. Desde sua fundação, em agosto de 2005, o espaço tem proporcionado aos acadêmicos uma vivência real da profissão jurídica, além de prestar um serviço essencial à comunidade de Montes Claros e região.