A visita técnica faz parte das ações do curso
28/4/2025
Compartilhe
Os alunos do primeiro período do curso de Farmácia da UNIFIPMoc participaram de uma visita técnica à Farmácia Verde de Montes Claros, serviço público de referência na disponibilização de produtos fitoterápicos na Atenção Primária à Saúde do município. Coordenada pela farmacêutica Eurislene Damasceno, o Farmácia Verde é uma referência de inovação e responsabilidade no uso racional e seguro de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o cuidado à saúde da população com base em práticas sustentáveis e evidências científicas.
Durante a visita, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a atuação do farmacêutico nesse campo específico, ampliando a compreensão sobre o potencial dos fitoterápicos na promoção da saúde e na integração com os serviços públicos. A atividade reforçou a importância da formação prática e o compromisso da UNIFIPMoc em oferecer experiências que unem ciência, cuidado e responsabilidade social.
Conforme o coordenador do curso, Professor Doutor Flávio Figueiredo, a visita técnica marca o início de uma jornada acadêmica inspiradora.
“Estamos incentivando os estudantes a se conectarem com as múltiplas possibilidades da profissão farmacêutica e a valorizarem práticas de saúde integrativas e sustentáveis”, disse.
Sobreo projeto
O Farma Verde, como é conhecido localmente, está em atividade há dois anos em Montes Claros. Seu objetivo é integrar o uso de plantas medicinais e fitoterápicos à Atenção Primária à Saúde (APS) do município. Localizado na Vila Atlântida, o espaço foi adaptado no antigo Centro de Convívio Luizinha Gonçalves, que também abriga uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), atendendo mais de 1.600 famílias da região.
Além da produção de fitoterápicos, o Farma Verde promove ações educativas, como visitas guiadas e oficinas sobre o cultivo e uso de plantas medicinais, visando disseminar o conhecimento sobre práticas integrativas e complementares no SUS.