UNIFIPMoc marca presença na inauguração de monumento em homenagem a Paulo Ribeiro, ex-secretário de Meio Ambiente, no Parque Sagarana.
30/6/2023
Compartilhe
Nesta quinta-feira (29), o Centro Universitário FIPMoc Afya, marcou presença no Parque Sagarana, o principal espaço verde urbano na cidade de Montes Claros, palco da inauguração do monumento em homenagem ao ex-secretário de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, o “Paulinho”, além de ressaltar a parceria entre a instituição e a Prefeitura Municipal para a promoção de práticas de educação ambiental e a preservação dos espaços verdes da cidade.
Nesta data, em que Paulo Ribeiro completaria 64 anos, foi inaugurado o monumento “Fazenda Menino do Dedo Verde”, um espaço de convivência com a natureza e socialização, simulando um portão antigo de fazenda, feito de madeira (inclusive com um crânio de boi real na entrada), dentro do Espaço Sagarana, que é um parque idealizado e implantado por Paulinho Ribeiro durante seu período à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA). "Menino do Dedo Verde" era, claro, um apelido do próprio Paulinho, assim chamado em alusão ao livro O Menino do Dedo Verde, publicado em 1957 pelo escritor francês Maurice Druon.
Professora Lara Gabrich, ambientalista, docente e responsável pela ESG (Environmental, Social, and Governance) da UNIFIPMoc, enfatizou a relação estreita entre a UNIFIPMoc e a sustentabilidade, ressaltando a importância da prática em conjunto com a teoria. Ela mencionou a parceria público-privada com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, que tem sido fundamental para a promoção da educação ambiental e a sensibilização da comunidade montes-clarense em relação à defesa do meio ambiente.
“A UNIFIPMoc hoje é uma defensora do meio ambiente em Montes Claros até porque a gente vem em apresentando melhorias nos resultados do nosso ambiente, governança e social; crescendo os nossos indicadores, promovendo educação ambiental, redução do consumo, redução de desperdício e apoiando todas as causas de reciclagem, compensação e restauração. A marca UNIFIPMoc é sustentabilidade. A inauguração deste monumento no Parque Sagarana é um marco para a cidade, que fortalecendo a parceria entre a prefeitura e nossa instituição na preservação dos espaços verdes.” – destacou Gabrich.
Professora Lucélia Caroline Gonçalves Barbosa, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNIFIPMoc, ressaltou a importância do evento para a cidade, destacando o apoio da instituição a iniciativas que contemplam o meio ambiente. “É um projeto extremamente significativo para a conservação do meio ambiente, até porque dentro da medicina veterinária meio ambiente e bem-estar animal estão amplamente envolvido.” – declarou.
O Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Soter Magno, agradeceu a presença da UNIFIPMoc no evento e também pelo apoio que instituição tem dado às atividades e ações municipais voltadas ao meio ambiente.
O evento no Parque Sagarana evidenciou a importância da parceria entre a UNIFIPMoc e a Prefeitura Municipal de Montes Claros na busca pela preservação ambiental e na promoção de um futuro mais sustentável.