Notícias
Noticias

FIPENERGY

Compartilhe

Concluída a primeira fase da maior usina de energia fotovoltaica de Montes Claros

Foi finalizada a primeira etapa do projeto FipEnergy, usina de geração de energia que está sendo implantada pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc) em parceria com a PROREC Soluções Energéticas Sustentáveis.

O FipEnergy visa a implantação de uma usina de geração de energia fotovoltaica, também chamada de usina de geração distribuída, no Centro de Prática de Engenharia, Arquitetura e Gestão (CEPEAGE), localizado no alto do Bairro Ibituruna, em Montes Claros. A energia gerada irá suprir a demanda de consumo do CEPEAGE e ainda acumular créditos de energia com a sua geração excedente, para que sejam creditados em outros prédios das FIPMoc, possibilitando significativa economia nas faturas mensais de energia elétrica.

A primeira etapa, que já está em funcionamento desde o dia 08 de Julho, tem capacidade de 24.000 Watts de potência, sendo capaz de gerar cerca de 3.600 Watts/hora por mês, suprindo grande parte do consumo energético do Centro de Práticas. A potência final da usina será de 72kWp, tendo capacidade geração média de 10.000 Watts/hora por mês. Além do benefício financeiro, tal usina será palco de vários estudos por parte dos cursos de engenharia das FIPMoc, servindo como laboratório de energias renováveis.

A PROREC Soluções Energéticas Sustentáveis é a responsável técnica pelo FipEnergy. Está há 4 anos no mercado norte-mineiro e possui vasta experiência no planejamento, gestão de projetos e implantação de usinas fotovoltaicas com mais de 1,2 MWp instalados na região. Todo o planejamento e execução do projeto foi desenvolvido juntamente com 14 estagiários dos cursos de engenharia civil, elétrica, produção, arquitetura, administração e publicidade das FIPMoc.

“É uma grande oportunidade para os acadêmicos desta instituição, pois durante todas as fases do projeto, utilizamos ferramentas técnicas e gerenciais para desenvolver e gerenciar o projeto. Esta iniciativa de integrar acadêmicos juntamente com fornecedores e prestadores de serviços das Instituições de Ensino Superior já funciona em vários países e traz resultados positivos. Tanto para a empresa contratante, por ter a disponibilidade de mão de obra qualificada, quanto para os acadêmicos, por já saírem com diferencial em termos de currículo profissional”. Comenta o Sr. Leandro Pimenta Peres, diretor da área de gerenciamento de projetos da PROREC Soluções Sustentáveis.