Estudantes de Medicina, Direito e Psicologia analisam caso real em exercício multidisciplinar que reforça responsabilidade profissional
11/11/2025
Compartilhe
_batcheditor_fotor%20(1)_batcheditor_fotor.jpg)
O auditório da Afya Montes Claros recebeu o IX Júri Integrado dos cursos de Medicina, Direito e Psicologia, uma atividade de metodologia ativa que tem se destacado pela forma como aproxima os estudantes da prática profissional e de discussões éticas fundamentais. A experiência é conduzida pelos professores Vânia Ereni, Mariano Fagundes, Lanuza Borges e Antônio Caldeira, e envolve meses de estudos, ensaios e planejamento.
A professora Vânia Ereni, uma das responsáveis pelo projeto, explica o impacto da atividade. “É uma experiência muito interessante para os acadêmicos. Nós passamos durante quatro ou cinco meses estudando, ensaiando e planejando o resultado que foi apresentado hoje, no auditório para a comunidade acadêmica.”
O professor Mariano Fagundes reforça o caráter interdisciplinar da prática. “Essa estratégia traz a prática e a teoria juntas, em um formato extremamente envolvente, interessante para os alunos, porque eles vão trabalhar juntos em várias disciplinas, na tentativa de resolver um problema real e extremamente importante. É uma metodologia muito interessante, e o código de ética está aqui para defendermos.”
Para os estudantes, o júri representa uma oportunidade única de compreender responsabilidades profissionais e legais. Sabrina, acadêmica do 2º período de Medicina, comenta: “Com a disciplina Direito Médico e Direitos Humanos, nós conseguimos ter uma noção dos direitos que o médico tem e como ele consegue se defender caso alguma coisa aconteça, da mesma forma que entendemos os direitos voltados para o paciente. Então, é extremamente válido em todos os sentidos.”
A estudante Cristal Lopes destaca a relevância do caso escolhido para debate. “Falamos sobre o caso do dr. Eugênio Chipkevitch. Tanto a acusação quanto a defesa vão demonstrar atos para ilustrar o caso.”
Já Ana Lua, também do 2º período de Medicina, reforça a importância da dimensão ética. “Hoje, estou representando os direitos humanos, que é uma disciplina muito importante para entendermos a ética por trás da medicina e a importância de tratar os pacientes e toda a comunidade com ética nessa profissão tão importante.”
Entenda o caso Eugênio Chipkevitch
O caso escolhido para o Júri Integrado envolve o médico pediatra Eugênio Chipkevitch, que se tornou nacionalmente conhecido após ser denunciado por abusos cometidos contra pacientes adolescentes no início dos anos 2000. As investigações demonstraram que os crimes ocorriam durante consultas, muitas vezes sob o pretexto de procedimentos clínicos.
A gravidade e a repercussão do caso levaram a mudanças significativas na forma como se discute ética médica, segurança dos pacientes e protocolos de atendimento. Por isso, o episódio segue sendo amplamente estudado em cursos da área da saúde, especialmente pela relevância ética, jurídica e formativa que oferece aos estudantes.
Seu sonho começa na Afya, CLIQUE AQUI.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)