Notícias
Institucional

Junho Vermelho: um gesto simples que salva vidas

Compartilhe

O mês de junho é marcado por uma campanha nacional de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Intitulada de Junho Vermelho, o lema da campanha deste ano é: "Doe sangue, doe esperança: juntos, salvamos vidas". A iniciativa busca reforçar o papel essencial dos doadores voluntários na manutenção dos estoques dos hemocentros e no salvamento de vidas.

Na UNIFIPMoc, a data é destacada com ações de sensibilização e incentivo à solidariedade. Para o coordenador do curso de Farmácia, professor dr. Flávio Figueiredo, o período é um chamado à empatia e ao cuidado com o próximo.

É um período para refletirmos sobre a importância de um gesto nobre: a doação de sangue. Você pode participar dessa corrente do bem doando sangue ou levando informações para as pessoas próximas. No junho Vermelho, você é capaz de salvar vidas. Doe sangue”, afirma.

A doação é rápida, segura e pode beneficiar até quatro pessoas com uma única bolsa de sangue. A mobilização torna-se ainda mais importante no período de inverno, quando as doações costumam cair significativamente. Por isso, a campanha visa reforçar que doar é um ato de amor, que pode ser feito por qualquer pessoa saudável, entre 16 e 69 anos, que atenda aos critérios estabelecidos pelos hemocentros.

Quem pode doar:

Pessoas com o peso mínimo de 50kg;

Adultos entre 18 e 69 anos;

Jovens de 16 e 17 anos também podem, desde que tenha a autorização dos pais ou responsáveis.

Como doar:

Se enquadra nos quesitos para ser um doador? Não tenha medo, tenha vontade em ajudar salvar vidas. Doe sangue.

O Hemocentro de Montes Claros está localizado na na Urbino Viana, 640 - Vila Guilhermina, das 7h às 17h30.

A UNIFIPMoc reforça seu compromisso com a promoção da saúde e da cidadania, convidando toda a comunidade acadêmica a abraçar essa causa e ajudar a salvar vidas.