Júri Simulado: Direito, Medicina e Psicologia em metodologia inovadora 3ª edição simula julgamento de caso real e promove integração entre áreas da saúde e justiça
3/6/2025
Compartilhe
O auditório da UNIFIPMoc foi palco de mais uma experiência marcante de aprendizado: o 3º Júri Simulado Interdisciplinar, uma atividade que reuniu os cursos de Direito, Medicina e Psicologia, com o propósito de colocar em prática os conteúdos teóricos, estimular o pensamento crítico e fomentar o trabalho em equipe entre diferentes áreas do conhecimento.
Idealizada pelos professores Vânia Ereni, do curso de Direito, e Mariano Fagundes, do curso de Medicina, a proposta adota uma metodologia inovadora, que mescla elementos do Tribunal do Júri e dos procedimentos dos Conselhos Regionais de Medicina. O júri já se tornou uma tradição na UNIFIPMoc e, a cada edição, mobiliza alunos e professores em torno de casos de grande relevância ética, jurídica e social.
“Mais uma vez, estamos aqui no auditório da UNIFIPMoc, onde vamos realizar o 3º Júri Simulado da Medicina, com Direito e com a Psicologia. Neste semestre, estudamos um caso muito complicado e muito interessante. Esse júri trata-se de uma metodologia inovadora, desenvolvida por mim e pelo professor Mariano, onde fazemos uma mistura do que ocorre no Conselho Regional de Medicina com o rito do Tribunal do Júri, no Direito”, destacou a professora Vânia Ereni.
Estudo de caso
Neste ano, o caso trabalhado foi o do ex-médico Roger Abdelmassih, escolhido justamente por seu grau de complexidade e impacto na sociedade. A atividade envolveu a elaboração de argumentos, construção de peças jurídicas, estudos médicos e discussões éticas.
“Fizemos um júri sobre o caso de Roger Abdelmassih, que foi trabalhado sobre a defesa e a acusação. Eu sou líder do Direito Médico, então, vamos atuar na defesa”, explicou a acadêmica Graça, do curso de Direito.
Representando a equipe de acusação, o estudante de Medicina Ítalo Goulart, do 2º período, comentou: “Estamos aqui hoje no júri simulado, representando minha equipe de Direitos Humanos, enquanto o Direito Médico está na defesa”.
Para o professor Mariano Fagundes, da Medicina, a atividade é um exemplo claro do sucesso das metodologias ativas:
“Qual é a lógica disso? É a relação interdisciplinar, metodologias ativas de ensino. É colocar na prática o conhecimento teórico, envolver ética, caráter, direito e valores. Isso faz com que o profissional seja mais competente. É uma iniciativa excelente”.
A UNIFIPMoc reforça, com ações como essa, seu compromisso com a formação completa de seus acadêmicos, incentivando o protagonismo estudantil e o diálogo entre os saberes como pilares de uma educação transformadora.
Vivencie momentos como este na graduação, as inscrições para o vestibular de Direito estão abertas. Tem alguma dúvida sobre o curso?
Fale com a gente CLICANDO AQUI.