Acadêmicos de Psicologia retratam a aceitação de pessoas com transtornos psicológicos
14/5/2024
Compartilhe
No dia 13 de maio, o auditório da UNIFIPMoc Afya ficou repleto de musicalidade, poesia e esclarecimentos sobre os transtornos psicológicos.
O sarau “Ser arte, sou arte, faço parte”, que foi realizado pelos acadêmicos do 4º e 9º períodos do curso de Psicologia, com a participação dos acadêmicos do 4º período de Psicologia da UNITPAC, unidade do Grupo Afya em Araguaína/TO, contou com a presença do Representante e Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Ted Evangelista; da coordenadora de Saúde Mental do Município de Montes Claros, Vanessa Murça; da coordenadora do curso de Psicologia UNIFIPMoc, Marta Eugênia, do grupo de dança SESC e pacientes do CAPS e CAPS AD.
A professora Déborah Durães apresentou o poema “Psicologia Antimanicomial e a Luta Muda a Vida”. A docente expõe que este evento tem o objetivo de engajar o movimento e de lembrar de que o “tratamento humanizado e em liberdade e com respeito as diferenças, o convívio social, sempre prezando pelo bem-estar, pela qualidade do tratamento dos pacientes em saúde mental”, e enfatiza: “essa luta é de todos nós!”.
A acadêmica do 9º período, Thaís Cristine, diz que o sarau é importante para trazer visibilidade à luta antimanicomial, além “de trazer o que a gente vê em teoria, para a prática” finaliza.
A professora Fabiana Mori conta que a atividade é realizada em parceria com rede de atenção psicossocial de Montes Claros, e adentra na programação da Luta Antimanicomial do município onde vários usuários do serviço de saúde mental têm o espaço da UNIFIPMoc para se apresentarem. “Ontem foi muito bonito, uma usuária do serviço psicossocial vislumbrando a possibilidade de cursar Psicologia na UNIFIPMoc. É muito bonito quando o indivíduo sob ao palco e se vê como um dos acadêmicos que estavam lá”, relembra a docente.