Notícias
Medicina

Medicina na prática: acadêmicos realizam ação de Educação em Saúde

Compartilhe

A extensão universitária é uma ferramenta que constrói relação entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Neste sentido, acadêmicos do 3ª período do curso de Medicina, sob a orientação da professora Héllen Julliana Diniz, realizaram as Práticas Interdisciplinares em Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPE), no Centro POP, localizado no Bairro Acácias - Montes Claros, uma unidade de saúde de acolhimento.

Com o tema central “Diversidade e Inclusão”, o grupo escolheu atuar junto à equipe do programa Saúde na Rua. Este programa é uma iniciativa que visa fornecer cuidados de saúde às pessoas em situação de rua, que frequentemente enfrentam dificuldades de acesso aos serviços convencionais devido a barreiras como a falta de documentação e a discriminação.

A professora Héllen Julliana Diniz, relatou que, além de atendimentos e visitas com a equipe de médicos e enfermeira do programa realizados ao longo de dois meses, os alunos realizaram ação de Educação em Saúde no Centro POP, uma unidade que acolhe essa população.  “Neste dia foram atendidas cerca de 100 pessoas, com a realização de testes rápidos, vacinação e orientações. Em seguida, distribuídos kits de higiene e lanches para a população que ali estava”.

Parcerias que fazem diferença

Enquanto acadêmica, Maria Eduarda explana sobre a importância da UNIFIPMoc realizar ações com empresas parceiras, tendo em vista que as junções da teoria aprendida em sala com a prática fortalecem o aprendizado do aluno. “Eu queria fazer um agradecimento pessoal à Novo Nordisk, do Projeto Take Action, do consultório de rua, e do  H. Olhos Oftalmologia, também a todos que estão participando do projeto do PIEPE da UNIFIPMoc”, concluiu.