Notícias
Institucional

Mês do professor: Afya Montes Claros homenageia os mestres da instituição

Compartilhe

Outubro reserva uma data específica para comemorar os professores, mas na Afya Montes Claros, as comemorações seguem durante todo o mês. A programação preparada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Discente (NAPED), que vai de homenagens à celebração da data.

Neste contexto histórias como a da professora Rosane Bastos Queiroz. Decana da Instituição merecem ser contadas e celebradas. Com 59 anos dedicados à educação,Rosane construiu uma trajetória marcada pelo amor ao ensino, pela dedicação e pela contribuição na formação de inúmeras gerações de alunos.

Ao longo da carreira, ela conquistou reconhecimento e respeito por onde passou.“Considero grandes conquistas ter sido sempre muito requisitada para lecionarem várias instituições de ensino; ter deixado um nome respeitável nas instituições onde atuei; ter contribuído — e ainda contribuir — para a implementação de inovações e melhorias no âmbito de meus misteres; e ter exercido minha profissão para mais de uma geração de alunos”, destaca.

Mesmo diante dos desafios encontrados nas redes estadual e particular, Rosane manteve a paixão e o compromisso com a docência.

“As dificuldades foram significativas, mas não chegaram a prejudicar meu trabalho.Entre elas, a carga horária insuficiente, os níveis salariais não condizentes com a importância do magistério e a limitação de materiais de estudo para alunos e professores”, relembra.

Transformações e mudanças

Com quase seis décadas de experiência, a professora acompanhou de perto as transformações da educação. “Como iniciei há muito tempo, é óbvio que passei por diversas mudanças ao longo da carreira. Vale ressaltar que essas mudanças variaram quanto à qualidade: algumas foram positivas, outras,negativas”, comenta.

Para Rosane, ensinar vai muito além do conteúdo das aulas — é um dom que envolve dedicação, paciência e amor pelo ser humano. “Ensinar é um dom, como qualquer atividade profissional. Porém, ele exige maior dedicação e desprendimento, sobretudo porque integra a formação do indivíduo. Além disso,esse dom manifesta-se muito cedo na vida do futuro professor”, reflete.

Nomes dedicado aos educadores, a história da professora Rosane Bastos inspira e emociona. Um exemplo vivo de que ser professor é muito mais do que transmitir conhecimento — é transformar vidas e deixar marcas que o tempo jamais apaga.