Entenda por que sentimos mais dor no frio, e quando é hora de buscar ajuda
4/8/2025
Compartilhe
Com a queda das temperaturas, é comum ouvir frases como: "Minha dor aumentou, deve ser reumatismo!" ou "Esse frio acaba comigo!" Mas será que toda dor que aparece nos dias frios tem a ver com doenças reumáticas?
O professor Dr. Túlio Brandão, do curso de Fisioterapia da UNIFIPMoc Afya, esclarece que nem toda dor no frio tem a ver com doenças reumáticas. Segundo ele, muitas vezes, são dores musculares, articulares ou posturais, agravadas pela inatividade ou pelo clima. “Reumatismo é uma condição séria e precisa ser diagnosticada por um médico”, afirma.
Ou seja: é mito pensar que qualquer dor no inverno seja reumatismo!
“Na verdade, o frio tende a aumentar a sensibilidade de regiões já comprometidas, como músculos ou articulações. E como muitas pessoas reduzem a prática de atividades físicas nessa época, o corpo sente — literalmente”, destaca Brandão.
O que realmente acontece com o corpo no frio?
Quando a dor pode ser um alerta?
É importante diferenciar um incômodo passageiro de um problema de saúde mais sério. Fique atento se:
Nesses casos, o ideal é buscar orientação de um profissional da saúde, como um fisioterapeuta ou médico reumatologista.
A dica do especialista é a seguinte: “Se a dor persistir, procure um fisioterapeuta. Cuidar com orientação é o melhor caminho”, reforça o professor Túlio Brandão.
E mais, cuide do seu corpo nos dias frios! Já anota as dicas do professor para não se esquecer:
Entendeu que nem toda dor no frio é sinal de reumatismo? Importante destacar que, toda dor merece atenção. Conhecer seu corpo, manter-se em movimento e buscar ajuda profissional são os primeiros passos para atravessar o inverno com mais saúde e qualidade de vida.
Quer vivenciar experiências como esta? CLIQUE AQUI e fale com a gente!