UNIFIPMoc comemora avanços e incentivos na área com duas revistas para publicações
11/2/2025
Compartilhe
A participação feminina na ciência tem ganhado cada vez mais reconhecimento e incentivo, refletindo um avanço significativo rumo à equidade de gênero no campo acadêmico e científico. Segundo dados da CNN Brasil, a presença de mulheres na ciência brasileira cresceu 29% nos últimos 20 anos. Em Minas Gerais, aproximadamente 28,9% das vagas de professor são ocupadas por mulheres, demonstrando a consolidação de um espaço que historicamente foi predominantemente masculino.
Na UNIFIPMoc, esse cenário também se destaca. Segundo a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (ProPPEXII), Daniela Popoff, a presença feminina na instituição é efetiva e consolidada, refletindo o compromisso com a promoção da ciência e da inovação.
"Temos professoras, pesquisadoras e alunas engajadas em diversas frentes, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do conhecimento", enfatiza Daniela.
Fomento à Pesquisa Científica na UNIFIPMoc
A UNIFIPMoc investe em programas de incentivo à pesquisa, proporcionando oportunidades para que mulheres e homens possam se engajar na produção acadêmica. Entre as iniciativas, destacam-se o Programa de Iniciação Científica (Proic) e o Afycionados por Ciência, da Afya.
Daniela Popoff explica que o Proic é essencial para o desenvolvimento acadêmico e científico dos alunos: "Esse programa oportuniza aos nossos acadêmicos e professores desenvolver projetos de pesquisa com fomento, o que fortalece a formação e amplia o acesso à produção científica".
Já o Afycionados por Ciência fomenta projetos de pesquisa para professores e alunos, garantindo recursos para que os resultados obtidos sejam divulgados em anais de eventos nacionais e internacionais. "Além de incentivar a pesquisa, essa iniciativa possibilita a projeção do trabalho acadêmico em um cenário mais amplo", complementa Daniela.
Caminhos para a pesquisa científica
Para os interessados em ingressar no universo da pesquisa, a UNIFIPMoc oferece diversas oportunidades. "Os acadêmicos podem formar ligas acadêmicas, criar grupos de estudo, orientar ou serem orientados em projetos de pesquisa suportados pelo Proic e pelo Afycionados por Ciência", detalha Daniela.
O reconhecimento das mulheres na ciência é essencial para a construção de um futuro mais igualitário e inovador. Na UNIFIPMoc, essa realidade já está em curso, promovendo a inclusão e o fortalecimento do papel feminino no meio científico.
Conheça as revistas acadêmicas da UNIFIPMoc
Revista Multidisciplinar
A Revista Multidisciplinar da Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) é um periódico científico especializado, nacional, aberto a contribuições da comunidade científica nacional, arbitrada e distribuída a leitores do Brasil. Publicado pelo UNIFIPMoc, este periódico tem por finalidade publicar contribuições científicas originais sobre temas relevantes para as diversas áreas do conhecimento com compromisso interdisciplinar.
Revista Brasileira de Estudos Jurídicos
A Revista Brasileira de Estudos Jurídicos é um periódico científico especializado, nacional, aberto a contribuições da comunidade científica nacional, arbitrada e distribuída a leitores do Brasil. Publicado e editado pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), este periódico tem por finalidade publicar contribuições científicas originais sobre temas relevantes no campo do Direito, estudos jurídicos e humanidades.