21/3/2018
Compartilhe
Professor das FIPMoc obtém a patente de tecnologia para auxiliar os portadores de deficiência motora.
O professor das Faculdades Integradas Pitágoras (FIPMoc), Edmar Alves Cosme, obteve a patente do projeto Controle de Dispositivos por Ondas Cerebrais, desenvolvido como trabalho de conclusão em Mestrado em Tecnologia da Informação aplicada a Biologia Computacional.
Em busca de contribuir de forma científica e ativa, o projeto busca suprir a inexistência de uma tecnologia que permita que pessoas portadoras de deficiências físicas realizem tarefas simples e rotineiras de forma independente, usando o controle das ondas cerebrais.
No projeto, foi desenvolvido um mecanismo integrado de hardware e software que detecta as frequências das ondas cerebrais oriundas de células nervosas na região frontal do cérebro e, a partir da amplificação da emissão das ondas eletromagnéticas, filtra e transmite para um controlador que executará um programa especifico, possibilitando a uma pessoa portadora de deficiência física acionar qualquer dispositivo desejado.
Os dispositivos a serem controlados, poderão ter uma infinidade de aplicação como:
De acordo com a Rede Mineira de Tecnologia Assistiva, o total de deficientes no Brasil (dados de 2016) é cerca de 45.623.910 e com deficiência Motora – 13.273.969, correspondendo a 23,9% da população.
Este dispositivo poderá auxiliar aos portadores de deficiência motora uma melhoria da qualidade de vida e contribuir para a independência destas pessoas.