Notícias
Medicina

Projeto Medicina retrata realidade das atividades de extensão

Compartilhe

Os acadêmicos do curso de Medicina da UNIFIPMoc Afya, do 1º ao 8º período, participaram recentemente da votação que definiu as ações a serem desenvolvidas no projeto Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPE). A votação foi realizada por meio de um formulário eletrônico, promovendo o envolvimento ativo dos estudantes na construção do planejamento extensionista.

Com foco na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, o PIEPE tem como objetivo o desenvolvimento de ações junto à comunidade, a partir de vazios assistenciais identificados pelos próprios alunos. A proposta contribui para uma formação médica mais crítica, integrada à realidade local e comprometida com as demandas do território.

Nesta edição, o tema escolhido para o projeto foi “Retratos da Extensão”, uma proposta que valoriza os registros feitos pelos estudantes durante as práticas extensionistas. Segundo o coordenador do projeto, professor Igor Monteiro, o desafio deste ano será eleger o melhor registro, com base na percepção e na vivência dos próprios acadêmicos.

“Nós estamos com uma proposta que são os retratos da extensão — registros que os nossos estudantes fazem dentro das práticas extensionistas. Neste ano, temos um desafio: votar qual é o melhor registro”, destaca o professor.

Além de fortalecer a responsabilidade social da formação médica, o PIEPE estimula o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades que vão além da matriz curricular. Entre elas, estão a articulação intersetorial, a construção de redes de contato e a potencialização das intervenções realizadas no território e no Sistema Único de Saúde (SUS).