Notícias
Medicina

Saúde da Mulher no Bairro Castelo Branco

Compartilhe

Na manhã do dia 11 de novembro, alunos do 5º período de Medicina da UNIFIPMoc Afya, estiveram na Obra Social Maria Theresa Vermeylen, no bairro Castelo Branco onde desenvolveram a ação com o tema “Atenção Integral à Saúde da Mulher: Uma abordagem Interdisciplinar da Infância à 3ª Idade”. O evento que atendeu a população de toda aquela região da cidade, foi coordenação da professora Jamile Pereira Dias dos Anjos, da disciplina Práticas Interdisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão (PIEPE) e contou com palestras, vacinodromo e muitas outras atividades inerentes à Saúde da mulher.

Segundo a professora Jamile Pereira Dias dos Anjos, “a ação de sábado teve como objetivo realizar ações de promoção de saúde e prevenção de doenças para o público feminino desde a infância, passando pela idade reprodutiva até a menopausa. Para isso, foram realizadas atividades de educação em saúde que trabalharam a questão de saúde mental, através de atendimento psicológico individual e de roda de conversa, dinâmicas e brincadeiras infantis, além de atualização do cartão vacinal, discussão sobre gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), apresentando os métodos contraceptivos, reforçando o uso daqueles que evitam também as ISTs (estimulando a dupla proteção). As mulheres que optaram por determinado método contraceptivo foram encaminhadas para sua UBS de referência, que foi parceira do evento. Além disso, foram realizadas ações de prevenção de câncer de mama e câncer de colo de útero, através da realização de exames de prevenção (PCCU) e solicitação de mamografias. Por fim, foi realizada uma ação de valorização da autoestima das mulheres, com sorteio de diversos brindes para as mulheres e lembranças para as crianças. As ações se desenvolveram em dois dias que contaram com muita interação, lanches e almoço”.

Para a acadêmica Nara Ramos Dourado, do 5º período de Medicina, “o projeto teve com a temática “Cuidado à Saúde da Mulher" que foi de fundamental importância na promoção da saúde feminina ao abordar diversas dimensões do bem-estar. As testagens rápidas oferecem detecção precoce de condições médicas, possibilitando intervenções oportunas. A realização de exames como o PCCU contribui para a prevenção e diagnóstico precoce de câncer cervical, impactando positivamente na saúde a longo prazo. A vacinação, por sua vez, fortalece a imunização contra doenças específicas, protegendo as mulheres de riscos à saúde. Além disso, as palestras sobre métodos contraceptivos fornecem informações cruciais, capacitando as mulheres a fazerem escolhas conscientes sobre sua reprodução e saúde sexual. Em conjunto, essas iniciativas não apenas abordam aspectos físicos, mas também educam, capacitam e promovem uma abordagem holística para o cuidado à saúde da mulher, destacando a importância da prevenção e do autocuidado. Além disso, o projeto foi de grande relevância para o desenvolvimento pessoal e profissional de nós acadêmicos de medicina, correlacionado a teórica e prática, além de entender as particularidades de uma área vulnerável”.