Professores da UNIFIPMoc Afya participam de semana de capacitação e trenamentos para inciar o semestre letivo.
28/7/2023
Compartilhe
Começou na quarta-feira (25), a Semana de Desenvolvimento Docente (SDD) que acontece no início de cada semestre no Centro Universitário FIPMoc Afya. O evento que se estende até a sexta-feira (27), é organizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), sob a coordenação da professora Elisa Maia Velloso Caldeira.
Segundo Elisa, essa semana é totalmente preparada para receber os professores, com oferta de oficinas e palestras. O tema da primeira oficina foi inclusão. "Todas as palestras e capacitações serão voltadas para inclusão. Teremos também reuniões com coordenadores para alinhar o início de semestre, além de oficina no laboratório de informática para falar sobre os programas utilizados como: RM e Canva e outros acessos”.
Sobre a programação ela explicou o que está previsto: “nesta quarta com a abertura e logo em seguida entrega de brindes; na quinta, pela manhã teremos atividades presenciais e a tarde será on-line, reuniões com coordenação de cursos a noite; e na sexta, pela manhã, teremos uma oficina de elaboração de ítens com a professora Rosane Bastos, já à tarde realizaremos uma reunião com as coordenações de cursos”.
Na noite de abertura, estiveram presentes mais de 120 professores de todos os cursos da instituição. Representando a reitoria estiveram presentes: a Pró-Reitora de Graduação, Professora Doutora Renata Flávia Nobre Canela Dias, a Pró-Reitora Administrativa-Financeira, Francislene de Cássia Prates de Oliveira Leão, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professor Doutor Antônio Augusto Pereira Moura. A gestora de Gente e Gestão, Rúbia Larissa Ferreira Barbosa também participou da abertura.
Para finalizar o primeiro dia da SDD, o professor doutor e fonoaudiólogo, Jadson Rabelo Assis, ministrou a palestra com o tema, "Educação inclusiva no Ensino Superior: desafios e possibilidades". Ele revela que: “a verdade é de que estamos enfrentando um enorme desafio no ensino superior que é a questão da diversidade e dentro disso está a inclusão, então o professor precisa começar a mudar as suas práticas e o seu olhar, os seus pensamentos e as suas perspectivas para que de fato ele consiga perceber os seus alunos que são possíveis adultos especiais, jovens especiais e intervir de maneira adequada para garantir a presença deste aluno na universidade de fato, no sentido de organizar estratégias e adaptações necessárias, mínimas que sejam, para que o processo de inclusão aconteça dentro da universidade”.