Notícias
Institucional

Semana de Desenvolvimento Docente (SDD) 2024/2

Compartilhe

Professores da UNIFIPMoc Afya participaram da Semana de Desenvolvimento Docente (SDD), nos dias 25 e 26 de julho.  A SDD visa preparar os professores para as demandas institucionais e capacitar quanto a metodologias e práticas docentes, no início de cada semestre letivo. Toda edição um tema é escolhido, e neste semestre é: "Explorando Novos Horizontes: A Utilização da IA no Ensino Superior".

A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), professora Elisa Maia Velloso Caldeira, contou que há discussão de temas e adoção de práticas para melhor desempenho durante o semestre. “Durante a SDD, discutimos temas relevantes para a prática docente, como metodologias ativas, avaliação, feedback, ferramentas digitais, etc. Além disso, buscamos criar um ambiente acolhedor e inspirador para os professores”, disse.

Além de aproximar os professores das práticas inovadoras de ensino e oferecer uma atualização sobre diversos temas relacionados à educação, “a SDD é cuidadosamente planejada para atender às necessidades atuais dos docentes, como a utilização da Inteligência Artificial na educação”, complementou professora Elisa Caldeira.

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Janice Gomes, “a SDD instiga os professores a fazerem novos desafios em sala de aula, principalmente quando aborda temas que são da atualidade, considerando ainda que tem palestras e oficinas como as que tivemos este ano, onde é envolvido e valorizado diferente o acadêmico que tem dificuldade de aprendizado ou algum transtorno, algum déficit que a gente precisa cada vez mais incluir nesse processo facilitando a aprendizagem, nos fez, inclusive, refletir que, às vezes, uma metodologia que a gente acha que não é boa, que é o caso da EAD, para um acadêmico que tem TDAH, é supervalorizado”, relatou.

“A SDD beneficia diretamente os alunos ao trazer as mais recentes inovações na prática docente para as salas de aula, melhorando a qualidade do ensino e proporcionando uma experiência educacional mais rica e atualizada”, finalizou a professora Elisa.