Técnica foi desenvolvida pelo professor de Fisioterapia, Túlio Brandão
23/5/2025
Compartilhe
A UNIFIPMoc segue ampliando suas fronteiras em pesquisa, inovação e cuidado com a saúde. Com entusiasmo, a instituição lançou o NEBTUNM – Núcleo de Estudos em Biomecânica e Tecnologias para Análise do Complexo Neuromiofascial, um espaço dedicado ao desenvolvimento científico, tecnológico e de extensão com foco na análise físico-funcional de diferentes perfis populacionais.
O laboratório tem como missão oferecer serviços de avaliação voltados para pessoas de diversos contextos – desde praticantes de atividades físicas até idosos em risco de quedas –, além de dar suporte técnico a médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e demais profissionais da área da saúde. As análises seguem uma proposta científica própria: a Abordagem Biomecânica Neuromiofascial Integrada (ABNI) e o método BioNeX, desenvolvidos pelo professor Túlio Brandão, docente do curso de Fisioterapia da UNIFIPMoc.
“A gente espera, com esse laboratório, desenvolver pesquisas e projetos de extensão que podem contemplar alunos, professores de todos os cursos, e desenvolver procedimentos, protocolos, equipamentos, utilizando inteligência artificial, realidade virtual, modelagem 3D, que possam auxiliar e melhorar a análise do movimento futuramente”, destacou o professor Túlio Brandão.
Além da atuação prática, o NEBTUNM também será um importante centro de geração de conhecimento e inovação. Por meio de pesquisas científicas, ações de extensão e criação de soluções tecnológicas – como sistemas de biofeedback neuromuscular, modelos 3D e ferramentas de análise com inteligência artificial – o núcleo busca impactar positivamente a formação dos estudantes e a comunidade.
Serviço ofertado
“No laboratório, vamos prestar serviço para profissionais médicos, professores de educação física, fisioterapeutas. E, além do serviço de avaliação, teremos também atividades de pesquisa e extensão envolvendo os alunos da graduação em Fisioterapia e, quem sabe, futuramente, de outros cursos”, complementa o professor.
Com essa iniciativa, a UNIFIPMoc reafirma seu compromisso com uma formação conectada com o futuro e centrada no que há de mais moderno na interface entre ciência, tecnologia e cuidado com a saúde.
Quer participar de experiências como essa?
Inscreva-se para o Vestibular CLICANDO AQUI.