A Associação dos Deficientes de Montes Claros visitou o campus para uma visita que marca o aspecto acolhedor e inclusivo da instituição.
26/5/2023
Compartilhe
Na quinta feira (25), o Centro Universitário FIPMoc Afya recebeu a Associação dos Deficientes de Montes Claros – ADEMOC. A visita contou com cerca de 30 pessoas com deficiência (PCDs), membros da associação, e teve como objetivo apresentar o ambiente institucional da UNIFIPMoc Afya bem como a dinâmica e organização dos setores administrativos e funcionamento dos cursos de graduação que têm Medicina como carro chefe.
Esteve presente o presidente de honra da Ademoc, o ex-vereador Valcir Soares Silva, que destacou a UNIFIPMoc como um local onde a educação faz a diferença: “a ADEMOC firmou um termo de parceria com instituição, trabalhando a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O objetivo hoje é conhecer todas as áreas da faculdade e ouvir também a pessoa com deficiência, ouvir os gestores de cada área para fazer com que haja inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho e também aqui na instituição, lembrando que a UNIFIPMoc também trabalha muito a questão de acessibilidade que é um fator importantíssimo. ”
O professor Marcelo Chaves, reitor da UNIFIPMoc, apontou que a diversidade e a inclusão são valores da instituição, pois contribuem para que as pessoas tenham acesso ao ensino de qualidade e a educação, fazendo com que esse público esteja dentro da sala de aula aprendendo, lecionando, trabalhando e somando com a sociedade de uma forma geral. “Hoje tivemos um dia que extremamente produtivo com a ADEMOC, com o vereador Valcir, no qual apresentamos um pouco da instituição. Nós vamos buscar laços e parcerias, para que possamos fazer com que o público PCD esteja representado nas instituições de ensino e tenha acesso a mais oportunidades".
Durante a recepção dos visitantes, o professor Igor Monteiro, gerente do Núcleo de Atenção à Saúde e Práticas Profissionalizantes - NASPP, destacou que deficiências e dificuldades é inerente ao ser humano. “O desejo de superação, a vontade de não permitir que deficiências e limitações encarcerem o que há de melhor em nós. O melhor da gente, é justamente extrair a essência, que é a melhor de cada um de nós, dentro do potencial de que cada um pode ofertar e contribuir com todo o organismo institucional. A instituição não é uma pessoa, não é um setor, mas é uma grande engrenagem. E nós somos o sangue, alimentamos e nutrimos essas engrenagens e o sangue novo sempre estabelece e melhora a saúde institucional”.
Desde sua fundação, a UNIFIPMoc Afya tem o viés social de contratar pessoas com deficiência e integrá-las a instituição de forma plena. De acordo com Érika Mendes, ponto focal de Recursos Humanos da UNIFIPMoc Afya, “as deficiências não são limitantes, ainda mais para a UNIFIPMoc que é uma instituição de ensino superior que está ligada à educação e busca acolher a todos. Nós temos como bom exemplo de um dos nossos colaboradores que está aqui na instituição desde a sua fundação, é PCD e foi um dos primeiros funcionários da instituição que se formou aqui em no curso de Direito. A instituição vem sempre buscando talentos entre pessoas com deficiência para integrar o time, alunos, professores. Todos são bem-vindos!”.
A visita contou com um tour pelas dependências do campus onde os visitantes puderam reconhecer a estrutura e conferir as condições de acessibilidade dos prédios, salas de aula, laboratórios, equipamentos, etc.
O encontro foi um importante movimento que marca as ações de Diversidade e Inclusão da UNIFIPMoc, por meio do programa Somos Plurais Afya. A Afya conta com uma governança que patrocina e investe em iniciativas de grupos de afinidade/referência quanto às necessidades de públicos minoritários.