O estudo realizado pelo Curso de Farmácia da UnifipMoc identificou dados sobre como idosos consomem medicamentos na zona rural de Montes Claros
21/11/2024
Compartilhe
Pesquisadores do curso de Farmácia do Centro Universitário FIPMoc traçaram o “Perfil de Utilização de Medicamentos e Atendimento Farmacoterapêutico por Idosos de uma Comunidade Rural de Montes Claros – MG”. A pesquisa realizada por Jéssica de Carvalho Santana Gonçalves e orientada pelos Professores Drs. Flávio Júnior Barbosa Figueiredo e Talita Antunes Guimarães, acaba de ser publicada e revela dados sobre o uso de medicamentos por idosos na zona rural de Montes Claros, em Minas Gerais.
A investigação, realizada na Comunidade Sanharó, área rural de Montes Claros, mostra que cerca de 70% dos idosos entrevistados compram medicamentos sem prescrição médica e desconhecem a importância do acompanhamento farmacêutico. Conforme a pesquisadora, o dado é ainda mais alarmante considerando que a maioria dos participantes não possui alfabetização e são portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Jéssica destaca que o local escolhido consta com quantidade bem significante de idosos cadastrados no SUS, sendo estes, ainda pertencentes aos grupos de hipertensos e diabéticos.
A análise contou com a participação de oito pesquisadores e envolveu visitas domiciliares a 13 idosos. Além do alto índice de automedicação, a pesquisa revelou que mais de 60% dos entrevistados avaliam sua saúde como irregular, demonstrando a vulnerabilidade dessa população.
“Devido à ausência de um profissional farmacêutico, surgiu-nos a grande dúvida de como esses idosos recebiam os medicamentos, se os mesmos eram orientados e acompanhados de forma correta quanto a administração dos fármacos, e sendo também uma área rural, como são realizados os atendimentos na região”, contou Jéssica.
Publicação e destaque acadêmico
Devido a sua relevância para as pesquisas acadêmicas, o estudo foi publicado no livro "Educação em Saúde: Paradigmas Emergentes e Abordagens Transformadoras", lançado em 2024 pela Editora Inovar. A publicação deste trabalho contribui significativamente para o debate sobre a assistência farmacêutica em áreas rurais e pode servir como base para políticas públicas voltadas à melhoria do atendimento à saúde do idoso nestas regiões.
Vale destacar que a pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) defendido por Jéssica em 2023. A egressa considera o incentivo e suporte da UNIFIPMoc, na área científica, como essencial para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
“Parabenizo desde já e avalio com cinco estrelas. Sem o suporte recebido não teria alcançado um trabalho qualificado e finalizado com sucesso. Com toda a didática e materiais disponibilizados pela UNIFIPMoc pude concretizar e compartilhar, deixando o disponível ao público sempre que precisar”, enfatizou a farmacêutica.
O artigo completo está disponível no livro publicado pela Editora Inovar, que reúne diversos estudos sobre educação em saúde e abordagens transformadoras na área da saúde pública.
Faça Farmácia
Você pode vivenciar experiências acadêmicas como essa, basta fazer a inscrição em nosso Vestibular.