Direito UNIFIPMoc Afya realiza evento com tema na obra de Ésquilo.
28/11/2023
Compartilhe
Nos dias 07 e 08 de novembro, o auditório do Centro Universitário FIPMoc Afya foi palco do VIII Colóquio em Direito e Literatura, que teve como tema: Oréstia: vingança, poder e justiça em Ésquilo. A professora Cynara Silde Mesquita Veloso, foi a coordenadora do evento que contou com a participação de professores e alunos do curso de Direito da instituição.
Na terça-feira, 07 de novembro, às 19h, aconteceu a abertura oficial, e logo em seguida aconteceu uma mesa redonda com o tema: Oréstia e Direito – contribuições que contou com a participação dos professores: Leandro Luciano Silva, Dassoler Gabriel Damasceno e Wannessa Aquino Nunes.
Na quarta-feira, 08 de novembro, às 8h, a professora Lara Maia Silva Gabrich, palestrou sobre o tema: A distopia da sustentabilidade na saga de Thanos em “Vingadores – guerra infinita”: a sociedade de risco na modernidade reflexiva; na sequência, Fernando José Armando Ribeiro, que é também Desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais falou sobre: O que o Direito tem a aprender com a literatura, e ainda pela manhã, o professor Iuri Simões Mota falou sobre: Direito e Literatura: Carlos Drummond e a resistência da escrita em tempos conflituosos. Ainda na quarta-feira, só que on-line, à partir das 19h, a professora Angela Espindola palestrou sobre: Das Erínias às Eumenides: a invenção da justiça e o imaginário social; depois o professor Rennê Flávio destacou: A tragédia como apoteose do teatro grego: os recursos do drama na costura da escrita e para finalizar, o professor Marcelo Moebus debateu com os ouvintes sobre: Oréstia de Ésquilo: tragédia das forças divinas ou humanas?
Para a coordenadora do curso de Direito da UNIFIPMoc Afya, Cynara Silde Mesquita Veloso, “o VIII Colóquio em Direito e Literatura teve início ontem onde foram realizadas reflexões sobre a importância da interlocução entre o Direito e a Literatura e também foi refletiva acerca da obra Oréstia e em especial sobre o Clube do Livro e o júri que foi realizado pelos alunos do 1º e 6º períodos no Projeto Direito e Literatura a partir da obra que está sendo discutida. Já na manhã desta quarta, tivemos a ilustre presença do desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Fernando José Armando Ribeiro, da professora Lara Gabrich e do professor Iuri Simões, que falaram sobre temáticas diferentes, sendo que a professora Lara trouxe a temática do mito sobre o desenvolvimento sustentável a partir da literatura, o professor Iuri refletiu acerca da obra de Carlos Drummond de Andrade para pensar os direitos humanos e o professor Fernando refletiu sobre a importância do Direito para os profissionais do Direito para trazer um novo viés no Direito, e a noite tivemos duas palestras online, o evento foi incrível e os alunos amaram”.
De acordo com Fernando José Armando Ribeiro, professor e Desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais: “Tenho muito a agradecer e ressaltar minha honra e alegria em ter sido convidado para participar mais uma vez deste importante colóquio de Direito e Literatura promovido pela UNIFIPMoc Afya e destacar que importância de se realizarem eventos desta natureza que buscam mostrar a transversalidade e como o conhecimento jurídico depende diretamente de outras áreas do conhecimento, especialmente áreas das humanidades como a literatura com grande destaque, na qual os juristas tem uma fonte inesgotável de conhecimento, crescimento e experiência, e acredito que a promoção de seminários desta natureza, com a escolha de textos a serem lidos e debatidos por alunos, por professores, por profissionais convidados ela é muito enriquecedora para todos, para os alunos da instituição em especial e certamente contribui enormemente para a formação destes futuros profissionais do Direito”.
Segundo a professora Lara Maia Silva Gabrich: “o Colóquio em Direito e Literatura é o evento mais tradicional do curso, sendo que tenho o privilégio de participar em todas as edições, seja como ouvinte, como organizadora e como palestrante. Ele mostra que o Direito está presente em todas as manifestações culturais e artísticas, bem como evidencia que a ciência social aplicada está inter-relacionada com os fenômenos populares. Nessa edição, abordei a interseção do Direito com o universo dos quadrinhos HQs e das grandes produções cinematográficas. Expus sobre a distopia da sustentabilidade na saga de Thanos em “Vingadores – Guerra Infinita”: Análise radical da sociedade de risco na modernidade reflexiva. Em resumo, a personagem Thanos não é vilão para a sociedade de risco na modernidade reflexiva, mas verdadeiro herói da sustentabilidade que, diante do individualismo dos seres e da renúncia ao ethos capaz de leva-los ao cuidado com o coletivo, rumo a outra modernidade, tomou para si a responsabilidade de manter a vida, independentemente da espécie. Para que seja válida a reflexão, na realidade, o homem moderno já está no nível de renúncia antecedente ao início do fim, e, por isso mesmo, é necessário uma nova consciência humana para que não mais se aguarde que os riscos se transformem em danos irreversíveis, muito além de leis positivadas”.
O acadêmico Diogo Gonçalves Bertulino, do 1º período Direito Noturno, destacou a importância da coordenadora do curso em todo os projetos: “Imagine um mero aluno que veio do ensino médio sem muitas emoções ou propriamente tendo algo a fazer, e do nada ele se encontra em meio a uma universidade, sendo a melhor de Montes Claros, em um curso “Top Five” que sem sombra de dúvidas faz com que você tenha no mínimo um desmaio. Esse seria eu. Mas por qual motivo isso não aconteceu? Sem sombras de dúvidas o acolhimento de Cynara e todos os professores, junto as atividades que acontecem como este maravilhoso Colóquio que é a primeira vez que participo, não me permite ser assim. Simplesmente perfeito tudo o que a UNIFIPMoc Afya vem fazendo, a maneira que vem fazendo e ontem não foi diferente. Parece que estou em casa tento um bom bate papo "no sofá com Cyanara", finalizou.