Notícias
Medicina

2º CBM recebe Frederico Arnaud

Compartilhe

Os primeiros 15 minutos que podem salvar uma vida. Este poderia ser o lema do Médico Emergencista, um especialista que enfrenta casos desafiadores. Com decisões rápidas e precisas, busca estabilizar os pacientes em situações adversas. A Medicina de Emergência é fundamental, embora seja uma especialidade recentemente reconhecida no Brasil, somente em 2015 pelas instituições médicas do país. Defensor apaixonado pela especialidade, o médico emergencista Frederico Arnaud, um dos fundadores da Abramede - Associação Brasileira de Medicina de Emergência, e grande defensor e representante da especialidade no país, é um dos renomados especialistas da área que estarão no 2º Congresso Brasileiro de Medicina UNIFIPMoc Afya e Santa Casa de Montes Claros, que nessa edição, a ser realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, tratará do tema Urgência e Emergência.

Com um currículo extenso, Frederico Arnaud é professor de Emergência da Universidade de Fortaleza (Unifor), Coordenador da Residência de Medicina de Emergência do Ceará, Gerente do Samu Fortaleza, Chefe da Unidade de Emergência do Hospital do Coração de Messejana (CE) e autor do livro “Medicina de Emergência - Revisão Rápida”.

Grande defensor da Medicina de Emergência como especialidade, Dr. Frederico Arnaud dedicou-se muito anos para seu reconhecimento. Em 1996, no seu primeiro contato com a Medicina Emergencista, que até então era totalmente desorganizada, sem fluxo, sem nada, ele sentiu a vontade de tentar mudar esse perfil já que, em outros países, a coisa era bem mais estruturada. De acordo com o médico, foram quase 20 anos de movimentação de organizações para que a especialidade fosse reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Conselho Nacional de Residência Médica, dentre outras instituições.

Desde então, já são contabilizadas mais de 40 residências na especialidade espalhadas pelo país. E são muitas as possibilidades de atuação: as emergências dentro dos hospitais, o sistema pré-hospitalar, onde o maior representante do Brasil é o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e ainda as universidades, com espaço para ensinar na graduação.

Com a proposta de fomentar a divulgação de informações sobre a especialidade e promover cursos para os profissionais, Dr. Arnaud lançou o portal “Emergência Já, Amor pra Sempre”. Como o próprio título sugere, a plataforma surge do próprio apreço que o profissional tem pela área de atuação. Com cursos destinados aos profissionais que trabalham nas emergências, informações para a população de prevenção e de conduta em primeiros-socorros, o portal vem para consolidar e manter contínua essa divulgação da Medicina de Emergência em todas as suas áreas de atuação.

A participação do Dr. Frederico Arnaud na 2ª edição do Congresso Brasileiro de Medicina UNIFIPMoc Afya e Santa Casa de Montes Claros promete trazer uma perspectiva única sobre o tema. Não perca a oportunidade de ouvir suas ideias e insights na mesa redonda “Medicina de Emergência: O que muda nos departamentos de emergência?”, que terá também a participação da Presidente fundadora da Associação Brasileira de Medicina de Emergência Regional Minas Gerais (Abramede/MG), Dra. Maria Aparecida Braga, e do médico emergencista/intensivista, professor da UNIFIPMoc, Dr. Luiz Ernani Meira Júnior.

Para mais informações sobre o evento, incluindo a programação completa, inscrições e detalhes de localização, visite o site do congresso: congressomedicinamoc.com.br.

Conheça um pouco da história do Dr. Arnaud, em um dos episódios da plataforma REP - Repercutindo Histórias, em um dos vídeos de depoimentos de mulheres e homens que vivem no limite todos os dias, que deu complemento a série ficcional Sob Pressão, veiculada pela TV Globo.