Pesquisa investiga relação entre resiliência e saúde mental de estudantes de Medicina
9/7/2025
Compartilhe
A professora do curso de Medicina da UNIFIPMoc Afya, Thaís Baldo, teve seu projeto de pesquisa “O impacto da Resiliência na Saúde Mental em Estudantes de Medicina” selecionado em uma chamada de incentivo à pesquisa, no projeto Afycionados por Ciência.
O estudo da Professora Doutora em Ciências Fisiológicas investiga como a resiliência, geralmente vista como uma característica protetora, pode se relacionar com sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre acadêmicos de Medicina. A proposta questiona se, em contextos de alta pressão, altos níveis de resiliência podem levar à negação do sofrimento e, consequentemente, ao agravamento de sintomas psíquicos.
“A pesquisa traz uma nova perspectiva sobre a resiliência, contribuindo para repensar práticas de cuidado emocional no ensino médico e subsidiar ações mais eficazes de promoção da saúde mental”, destaca a professora Thaís.
Além de ampliar o conhecimento científico, Thaís avalia que o projeto fortalece o engajamento dos acadêmicos e promove o pensamento crítico.
“A seleção do projeto representa um reconhecimento institucional da importância de discutir saúde mental de forma aberta e crítica. Isso contribui para o engajamento dos estudantes, estimula a reflexão sobre suas próprias vivências acadêmicas e fortalece a cultura da pesquisa entre os futuros profissionais de saúde”, completa.
Conheça o Afycionados por Ciência
É um programa elaborado pela Diretoria Nacional de Ensino em parceria com a Diretoria de Educação Continuada do grupo Afya Educacional, e tem como missão fortalecer a pesquisa no ambiente acadêmico, auxiliando a capacitação do corpo docente e discente das IES do grupo.
Saiba mais CLICANDO AQUI.
A UNIFIPMoc Afya parabeniza a professora Thaís pelo resultado e reforça seu compromisso em incentivar iniciativas científicas que impactem positivamente a formação acadêmica e a saúde emocional dos estudantes.