Professor da UNIFIPMoc é agraciado com a Ordem do Mérito Legislativo 2023.
24/11/2023
Compartilhe
Em uma cerimônia realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, marcada por reconhecimento e gratidão, o Dr. Luciano Freitas Fernandes, renomado médico infectologista e professor da Centro Universitário FIPMoc Afya (UNIFIPMoc), foi agraciado com a Ordem do Mérito Legislativo 2023, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A homenagem destacou as notáveis contribuições do Dr. Luciano à saúde pública em Minas Gerais e seu compromisso exemplar com a comunidade acadêmica, especialmente durante a pandemia de COVID-19.
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2006, o Dr. Luciano Freitas Fernandes possui uma trajetória acadêmica sólida, com especialização em Infectologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
O médico infectologista desempenha um importante papel como coordenador dos Serviços de Controle de Infecção da Santa Casa de Montes Claros e do Hospital Aroldo Tourinho. Durante a pandemia de COVID-19, esteve à frente das equipes de referência em Montes Claros, coordenando, formulando e revisando protocolos clínicos, administrando leitos hospitalares e prestando assistência direta a pacientes em estado crítico.
Além de sua atuação incansável no enfrentamento à COVID-19, o Dr. Luciano contribui para o avanço acadêmico como professor universitário na Unimontes e UNIFIPMoc. Sua dedicação estende-se ao combate e tratamento de enfermidades negligenciadas, incluindo Leishmaniose, Tuberculose e Doença de Chagas.
Atualmente, o Dr. Luciano ocupa o cargo de coordenador do Centro de Pesquisa em Chagas de Montes Claros, afiliado à Unimontes, liderando investigações científicas direcionadas ao tratamento e suporte de pacientes desfavorecidos afetados pela Doença de Chagas.
Uma colaboração destacada é a parceria com o Professor Israel Molina, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenador do Serviço de Enfermidades Infecciosas do Hospital Universitário Vall d’Hebron, em Barcelona. Juntos, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de pesquisas inovadoras para erradicar a Doença de Chagas.
A Coordenadora Adjunta do curso de Medicina da UNIFIPMoc, professora Lanuza Borges Oliveira, expressou sua gratidão, destacando a atuação do Dr. Luciano na pandemia: “A incansável busca do Dr. Luciano por conhecimento e compartilhamento de orientações, fundamentais nas ações de enfrentamento à rotina desafiadora vivenciada na pandemia. Uma inspiração para seu alunos e colegas.”
A homenagem concedida ao Dr. Luciano Freitas Fernandes é um reconhecimento merecido por seu compromisso, cuidado e zelo, essenciais para a manutenção da saúde da comunidade acadêmica. A UNIFIPMoc parabeniza o Dr. Luciano pela distinta honraria, registrando sua profunda gratidão por sua notável contribuição.