Curso de Psicologia promove escuta, acolhimento e protagonismo em ação de extensionista
10/6/2025
Compartilhe
No dia 7 de junho, o curso de Psicologia da UNIFIPMoc Afya marcou presença na Exposição Viva+, realizada no Espaço Campanha do Ibi Shopping, como parte das ações da campanha Junho Viva+, que integra o movimento nacional do Junho Violeta, voltado à valorização da pessoa idosa e ao combate à violência contra esse público.
Entre os destaques da programação, o Desfile 60+ emocionou o público presente e reafirmou o papel ativo da pessoa idosa na construção social e cultural. O momento reuniu participantes, professores, estudantes e convidados em uma celebração da autoestima, autonomia e dignidade.
A professora Ana Francisca, que coordena o projeto de extensão com foco no envelhecimento saudável, reforçou o propósito da ação:
“É muito importante esse trabalho, porque, culturalmente, a nossa sociedade trata a fase do envelhecimento como uma fase ruim [...}. A Psicologia precisa ser um espaço de escuta para os idosos, de acolhimento e apoio, nesse processo de protagonismo, de autonomia e qualidade de vida”.
Extensão e conscientização
A acadêmica Victória Colares, que também participou do desfile, destacou o significado simbólico da ação:
“Estou aqui no nosso desfile da campanha Junho Violeta, para trazer a conscientização da pessoa idosa. Essa faixa etária é tão importante para a nossa sociedade, que carrega a cultura, história e reconhecimentos, mesmo nessa fase da vida”.
A fala da senhora Neuza Costa, participante do desfile, emocionou o público com leveza e alegria:
“Hoje, estou aqui, estou participando dessas coisas, mas isso é legal, que a gente participa com os jovens e nos tornamos jovens também. Estou muito animada, gostando muito, a gente fica mais nova, né?!”.
Com ações como essa, a UNIFIPMoc Afya reafirma seu compromisso com a formação de profissionais conscientes, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais inclusiva, humana e acolhedora para todas as idades.
As inscrições para o vestibular de Psicologia estão abertas. CLIQUE AQUI e fale com a gente.