Notícias
Medicina

Ciclo finalizado: UNIFIPMoc encaminha 59 novos médicos ao mercado de trabalho

Compartilhe

Depois de anos de aulas, plantões, provas, práticas e desafios, a rotina intensa deu lugar a um momento de celebração, orgulho e gratidão para os acadêmicos de Medicina da UNIFIPMoc Afya. Entre eles está Matheus Filipe Torres, de 28 anos, que decidiu muito cedo qual seria seu propósito de vida e, agora, vive a realização de um sonho que exigiu força, dedicação e superação.

Matheus conta que o sonho da Medicina começou quando ele ainda era criança, aos 11 anos, quando decidiu que queria ser médico. Depois de quatro anos e meio de cursinho, Matheus conquistou uma bolsa pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) aqui na UNIFIPMoc e veio para Montes Claros e encontrei uma estrutura incrível, um corpo docente muito preparado e humano, que sempre criou uma boa relação com os acadêmicos.

Essa narrativa marca a trajetória do nosso personagem. Ele, que é natural de Porangatu (GO), estudou em Ribeirão Preto (SP) e Alfenas (MG), sempre buscando uma vaga em uma universidade pública. Mesmo diante dos desafios, ele persistiu:

“Cheguei a passar em 14 faculdades de Medicina, todos particulares, algumas com FIES, outras com bolsa, mas quando conheci a UNIFIPMoc, a cidade, a estrutura, tudo fez muito sentido para mim. Então não tive dúvidas em vir para Montes Claros”, contou.  

Ainda assim, mergulhou em tudo o que a graduação podia oferecer, participou de atlética, fez amizades, aproveitou cada fase com intensidade e hoje deixa uma mensagem inspiradora para quem ainda está no caminho.  


Durante esses seis anos, vivi altos e baixos. Tive uma perda irreparável, mas sei que essa pessoa me protege lá de cima. Fui presidente da atlética por três anos, fui atleta, vivi a Medicina de todas as formas possíveis. E hoje, graças a Deus, encerro esse ciclo, mas sei que tem muita coisa boa para vir.

Para quem sonha em cursar Medicina, Matheus deixa um conselho para os iniciantes na graduação. “Para quem está começando: se entreguem durante o curso, abracem e se dediquem aos projetos que façam sentido para vocês. Vivam cada fase de uma vez”.

Um momento inesquecível

A manhã do dia 08 de julho de 2025 ficará na memória dos 59 novos médicos, familiares e amigos que acompanharam a cerimônia de outorga de grau, realizada em sessão solene na presença da comunidade acadêmica.

O reitor da UNIFIPMoc Afya, Jorge Fernandes, reforçou o orgulho de ver mais uma turma concluindo essa etapa: “Hoje é mais um dia de grande emoção. É o dia da cerimônia de formatura da XXIV turma de Medicina”.

A formanda Roberta também compartilhou sua emoção: “Estou muito feliz! Hoje é o dia da nossa colação de grau oficial. Quero expressar minha gratidão à Afya, aos nossos coordenadores, Dr. Antônio Caldeira, Lanuza Borges, e deixar esse abraço especial para todos neste dia tão importante para nós”.

Para o coordenador do curso, Dr. Antônio Caldeira, o momento simboliza a missão da instituição em entregar profissionais comprometidos com a sociedade:

“É uma felicidade para nós e uma grande responsabilidade entregar à sociedade jovens médicos de competência. Sempre ficamos muito felizes com a sensação de dever cumprido, de estar entregando profissionais de qualidade, que a sociedade precisa e merece”.

A UNIFIPMoc Afya parabeniza todos os formandos pela conquista e reafirma seu compromisso de continuar formando médicos capacitados, humanos e preparados para atuar com excelência.

Você sonha em cursar Medicina? Saiba mais sobre o curso de Medicina da UNIFIPMoc Afya CLICANDO AQUI