Projeto sobre saúde da população idosa se destacou entre 300 trabalhos apresentados
18/8/2025
Compartilhe
A Coordenação do curso de Medicina da Afya Montes Claros alcançou o 1º lugar em premiação científica durante um dos principais congressos oncológicos do Norte de Minas, IX Congresso Nacional e V Internacional de Oncologia, promovido pela Associação Presente. O trabalho premiado teve como tema “Saúde da População Idosa Assistida pela Estratégia Saúde da Família em Montes Claros” e foi desenvolvido por professores e acadêmicos da instituição.
O coordenador do curso de Medicina, professor Antônio Caldeira, comemorou o reconhecimento.
“Muito feliz em receber esse prêmio, em um evento que já é consagrado aqui, no Norte de Minas, uma referência nacional e internacional. O projeto é fruto de um trabalho de doutorado da professora Maria Suzana Marques, cuja orientação é minha. Também participam a estudante Maria Eduarda Borges Rodrigues, a professora Lanuza Borges e a professora Luciana Colares. A conquista é muito importante e vai enriquecer o currículo de todos os envolvidos”, destacou.
Ele ainda ressaltou que a pesquisa dialoga diretamente com as demandas da comunidade.
“O estudo é uma “coorte” sobre saúde da população idosa, inserido na linha de pesquisa do programa de pós-graduação da professora Maria Suzana. Além disso, temos a participação de outros alunos de mestrado e de Iniciação Científica do UNIFIPMoc. A Afya Montes Claros apoia e incentiva estudantes e professores na pesquisa, e tenho certeza de que essa premiação será um grande estímulo para que nossos acadêmicos sigam esse caminho”, completou.
Destaque entre recorde de inscritos
O presidente da comissão científica, João Gabriel Souza, destacou a relevância da produção acadêmica. “Estamos no segundo dia, com apresentações dos trabalhos científicos. Este ano tivemos recorde de submissões, com 300 trabalhos apresentados. Hoje, premiamos os três melhores, reconhecendo a qualidade e a dedicação dos pesquisadores”, afirmou.
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), professora Daniela Popoff, também celebrou o resultado, reforçando o impacto da conquista para a instituição. “Essa premiação mostra o quanto nossos professores e alunos estão comprometidos em transformar a realidade da saúde com ciência de qualidade. É um orgulho ver a Afya Montes Claros sendo destaque em um evento tão importante”, avaliou.