Edição de 2025 reforça compromisso da UNIFIPMoc com a extensão universitária e a transformação social
27/5/2025
Compartilhe
No dia 24 de maio, a UNIFIPMoc realizou mais uma edição do Dia E – Extensão, Encontro e Experiência, reafirmando seu compromisso com a formação cidadã e com o desenvolvimento social de Montes Claros e região. A ação aconteceu na Escola Estadual João de Freitas Neto, no Bairro Morada do Parque, unindo educação, cuidado e escuta ativa em um só espaço — fortalecendo vínculos e ampliando horizontes para além da sala de aula.
Organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (ProPPExII), o evento mobilizou acadêmicos e professores dos cursos de Medicina, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. Em conjunto, ofereceram oficinas, serviços gratuitos e atendimentos diversos tanto para os estudantes da escola quanto para seus familiares e moradores da comunidade local.
Integrado ao Dia da Família, que é realizado pela escola, o Dia E promoveu um ambiente de acolhimento, troca de saberes e valorização das relações familiares e comunitárias. A proposta é simples e potente: aproximar o conhecimento acadêmico das necessidades reais da população, por meio de ações que fazem a diferença no dia a dia das pessoas.
A pró-reitora da ProPPExII, Daniela Popoff destacou o propósito maior da ação:
“O Dia E, é o Dia da Extensão Universitária, aquele momento em que o conhecimento atravessa a fronteira da UNIFIPMoc e chega na comunidade”, disse.
Para o professor Daniel Santos, coordenador do curso de Direito, a ação beneficia tanto a comunidade quanto os próprios estudantes:
“Hoje, é um dia extremamente importante para a comunidade acadêmica, estamos realizando atendimento à comunidade, aquela que é carente de auxílio jurídico e de assistência. Extremamente importante também para o nosso aluno, que vem fazer esse câmbio junto a sua comunidade, contribuindo de forma eficaz, com tudo aquilo que é passado dentro da academia”, salientou.
Impacto na comunidade
A relevância do evento também foi percebida pelas famílias participantes. Uma mãe, presente na escola, disse que o evento foi muito importante para a comunidade, onde todos puderam prestigiar o momento, destacando as ações de psicologia, direito, na área da veterinária, odontologia.
E quando assunto é impacto na comunidade, podemos citar o curso de Arquitetura e Urbanismo que trouxe uma abordagem lúdica e crítica, como explicou a coordenadora Mari Teixeira:
“Trouxemos para o Dia E uma proposta lúdica, desenvolvida pelos acadêmicos do 3º período, chamado ‘Guerra dos Bairros’. A atividade coloca os alunos do ensino fundamental para disputar as características positivas e negativas de cada bairro, e no final, eles atingem uma pontuação que vai disputar quem é o vencedor. Essa é uma forma de colocar no dia a dia das crianças e adolescentes uma reflexão crítica sobre os seus próprios bairros e a sua cidade”.
Pelo olhar do acadêmico
A acadêmica Vitória, do 9º período de Fisioterapia, representando a Liga Acadêmica da Saúde da Mulher, resumiu a importância da experiência para os estudantes. Segundo ela, o Dia E da Afya, é muito importante para o aprendizado.
Mais que um evento, o Dia E é uma vivência transformadora. É a universidade cumprindo seu papel social e promovendo uma formação mais humana, sensível e engajada com o mundo real.
Conheça a PROPEXII e os nossos eventos de extensão. Saiba mais CLICANDO AQUI.