Projeto “Medwealth” para planejamento da aposentaria dos médicos é o vencedor
26/2/2025
Compartilhe
A falta de administração financeira é um dos gargalos para que médicos posterguem suas aposentadorias. Pensando nisso, o projeto vencedor do Ideathon - a maratona de inovação da Afya Nacional edição UNIFIPMoc - apresentou uma solução inovadora que objetiva auxiliar médicos fazerem a gestão do seu patrimônio, o MedWealth.
O acadêmico do 4º período de Medicina, Lucas Barreto, líder do grupo vencedor explica que existem muitos casos de médicos que nunca conseguem se aposentar devido à má gestão financeira ao longo de sua carreira.
“Isso gera o problema de trabalhar a vida inteira e, no fim, não conseguir se aposentar mantendo seu estilo de vida”, relatou.
Conhecendo o MedWealth
MedWealth, uma plataforma especializada em planejamento financeiro para médicos. Ele destaca problemas comuns enfrentados pela classe, como a dificuldade de estabilização financeira e a falta de planejamento para a aposentadoria. O MedWealth oferece soluções como diagnóstico financeiro personalizado, estratégias de investimento seguras e suporte contínuo de especialistas.
Principais pontos:
O projeto reforça a necessidade de um planejamento financeiro eficiente para garantir um futuro seguro aos médicos.
CLIQUE AQUI E CONFIRA os detalhes do projeto premiado!
O acadêmico avalia essas ações propostas pela UNIFIPMoc de explorar áreas de inovações, como importantes não somente para a vida acadêmica, mas para todas as áreas. “Foi uma oportunidade muito boa, principalmente para fomentar a mentalidade empreendedora. Eu já tinha algumas ideias relacionadas a empreendimento médicos, e esse foco na área financeira só aumentou ainda mais minha vontade de empreender”, destacou.
Sobre o Ideathon
Foi um evento imersivo e dinâmico que aconteceu no dia 19 de fevereiro, na UNIFIPMoc. A Instituição recebeu especialistas em inovação da Afya para este momento que proporcionou aos estudantes a oportunidade de aplicar metodologias de inovação e empreendedorismo.
O objetivo foi desenvolver ideias de soluções inovadoras para desafios do setor da saúde, incentivando os participantes a criarem ideias dentro desse contexto.
Ao todo, 45 acadêmicos do curso de Medicina participaram da maratona. Divididas em 11 equipes, os acadêmicos apresentaram soluções com os temas: "Mais Plantão", "BabyCare", "MedFin", "Médico Já", "Care Cash", "Health Sales", "Direct Primary Care (DPC)", "MedWise", "FutureMed", "Nevele", e a solução vencedora: "MedWealth".
O evento foi estruturado em quatro blocos:
1º- Contextualização do desafio: Explicação detalhada sobre os desafios do mercado e os processos financeiros para médicos.
2º- Geração de ideias: Utilização da ferramenta “Canvas de Proposta de Valor”, explorando diferentes perspectivas do cliente.
3º- Validação de hipóteses: Oficina prática para testar e validar as dores do cliente, utilizando métodos qualitativos e quantitativos.
4º- Pitch: Orientação sobre como estruturar e apresentar as ideias de forma impactante, culminando em uma apresentação final no último bloco do evento.
Da sala de aula a prática
O gerente de inovação da Afya, Pedro Baptista, destacou o impacto do evento na formação dos estudantes. “A proposta do Ideathon foi trazer para os acadêmicos uma experiência prática, simulando como seria a criação de uma startup, de um negócio inovador, o mercado de trabalho real”, ressaltou.
Projeto vencedor
Ao final do evento, uma banca avaliadora composta por especialistas convidados analisou as propostas e elegeu a ideia mais inovadora.
A UNIFIPMoc segue promovendo iniciativas que incentivam o aprendizado prático e a inovação, preparando seus estudantes para os desafios do mercado de trabalho.