Notícias
Direito

Júri Simulado prepara acadêmicos de Direito para o mercado de trabalho

Compartilhe

O Júri Simulado possibilita vivenciar a prática jurídica e efetivamente prepara o acadêmico para atuar na área criminal nas diversas carreiras jurídicas: advogado, defensor público, promotor, oficial de justiça e juiz dentre outras.

A partir da obra O último abraço: uma História real de Eutanásia no Brasi" (2017), do jornalista escritor brasileiro, Vítor Hugo Brandalise, os acadêmicos dos 5º e 6º períodos do Curso de Direito da UNIFIPMoc, sob a orientação professores Paulo Henrique Campos Leite e Pedro Dias dos Santos, elaboraram o boletim de ocorrência, inquérito policial e processo criminal, e executaram um Júri simulado no dia 25 de novembro, no Auditório da instituição.

Os acadêmicos atuaram como:

  • Advogados de defesa;
  • Promotor de justiça;
  • Assistente de acusação;
  • Testemunha;
  • Oficial de justiça.  

O júri foi presidido pelo advogado criminalista e vice-prefeito de Montes Claros, Dr. Otávio Rocha tendo os acadêmicos dos cursos de Arquitetura, Engenharia e Psicologia, além do Direito compondo o júri. A atividade foi extensiva aos alunos do 1º aos 5º períodos que participaram como ouvintes

Importante destacar que atualmente, tanto a eutanásia quanto o suicídio assistido são considerados crimes no Brasil, conforme o Código Penal, não considerados crimes. A Constituição Federal assegura o direito à vida como um direito fundamental, o que torna a discussão sobre a legalização da eutanásia ainda mais complexa.  

Prática em todos os períodos

Desde o 1º período, a instituição oferece aos acadêmicos oficinas da OAB/ENADE e Estágio no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Clube do Livro, Colóquio em Direito e Literatura, visitas técnicas nos diversos órgãos em que o profissional do Direito atua, Ligas Acadêmicas Jurídicas, Jogos interperíodos, Projetos de extensão com atuação em Mediação na Delegacia da Mulher, Orientações jurídicas no CRAM e na Associação Presente, Projetos de iniciação científica e monitoria.

Para a coordenadora, professora Cynara Veloso a junção de todas as atividades contribuem de forma positiva para a trajetória acadêmica. “Todas essas atividades, um corpo docente qualificado e um ensino jurídico de qualidade tem possibilitado a aprovação dos acadêmicos no 9º e 10º períodos do Curso de Direito e, consequentemente, tem inserido profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho, com uma formação acadêmica de excelência”, finalizou.

Faça Direito

Você pode vivenciar experiências acadêmicas como essa, basta fazer a inscrição em nosso Vestibular.

FALE COM A GENTE