Início da jornada acadêmica e reforça o compromisso ético dos futuros profissionais
25/4/2025
Compartilhe
O Centro Universitário FIPMoc realizou mais uma edição da tradicional Cerimônia do Jaleco, desta vez celebrando o início da jornada acadêmica dos calouros da 35ª turma do curso de Medicina. O momento, que aconteceu no dia 24 de abril, foi marcado por emoção, acolhimento e forte simbolismo.
Durante a cerimônia, os calouros receberam simbolicamente os jalecos, que é elemento representativo da profissão, em um gesto que reforça o início da caminhada acadêmica e o compromisso com o conhecimento, a ética e o cuidado com o outro.
Com a presença de coordenadores, professores e familiares, os calouros também realizaram o juramento simbólico, consolidando o compromisso com os princípios éticos que norteiam as respectivas profissões.
O coordenador do curso de Medicina, Dr. Antônio Caldeira, destacou a relevância da cerimônia para o fortalecimento da missão institucional:
“É um momento em que a gente reafirma o compromisso de continuarmos fazendo o melhor para a formação médica. Do ponto de vista de que precisamos ter médicos que a sociedade precisa, e é isso que a gente busca fazer”, disse.
Já o reitor da instituição, Jorge Fernandes, emocionou ao enfatizar a importância da empatia na prática médica:
“A Medicina, o cuidar do outro, é muito importante para as pessoas que amam àquela pessoa que vocês estão na frente. Cuidem dessas pessoas com carinho”, lembrou.
A cerimônia integra um conjunto de ações de acolhimento promovidas pela UNIFIPMoc Afya, voltadas para a integração dos novos estudantes e o fortalecimento da identidade acadêmica desde os primeiros passos no ensino superior.
Assista à Cerimônia do Jaleco de Medicina CLICANDO AQUI.