Com mais de 60 mil atendimentos gratuitos realizados, Núcleo de Práticas Jurídicas se consolida como referência em cidadania e justiça social
1/9/2025
Compartilhe
O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Afya Montes Claros recebeu uma homenagem especial da Câmara Municipal de Montes Claros em celebração aos seus 20 anos de atuação. O reconhecimento reforça a importância do trabalho desenvolvido pelo núcleo, que alia formação prática para acadêmicos de Direito com a prestação de serviços jurídicos gratuitos à população de baixa renda da cidade e região.
Para o pró-reitor de Graduação, Daniel Santos, que esteve à frente do NPJ por quase 20 anos, o núcleo desempenha um papel fundamental para a comunidade:
“Trabalho esse de extrema significação, pertinência para nossa sociedade. A possibilidade de o cidadão montes-clarense ter acesso à justiça, de ter o seu direito assistido e resguardado. Estamos aqui, de forma muito feliz, para recebermos essa homenagem e com a certeza de que o nosso trabalho vai continuar por muito mais tempo”, destacou.
A coordenadora do curso de Direito, professora Cynara Veloso, reforçou a relevância do núcleo tanto na prática acadêmica quanto no impacto social:
“Estamos comemorando os 20 anos do Núcleo de Práticas Jurídicas, que tem grande importância na formação prática dos acadêmicos e na prestação de serviço às pessoas com baixa renda. Já são mais de 60 mil atendimentos e diversos projetos de extensão beneficiando toda a comunidade de Montes Claros.”
A reitora da Afya Montes Claros, professora Renata Nobre Dias, também expressou sua emoção com a homenagem:
“Receber a placa José Alferes Lopes de Carvalho é motivo de orgulho e emoção. Este reconhecimento ultrapassa o valor simbólico, ele traduz a valorização de uma trajetória que transformou e continua transformando vidas. Como reitora e como egressa do curso de Direito desta instituição, sinto-me duplamente honrada. Tenho a alegria de acompanhar de perto a relevância desse campo de prática, que une teoria e vivência formando profissionais tecnicamente competentes e, acima de tudo, comprometidos com os valores da justiça social e da cidadania”, enfatizou.
A homenagem evidencia o compromisso do NPJ com a democratização do acesso à justiça e o papel da instituição como agente de transformação social.
Viva experiências como esta, CLIQUE AQUI e fale com a gente!