Simulação prática desenvolve habilidades clínicas, raciocínio crítico e tomada de decisão
4/8/2025
Compartilhe
Acadêmicos do 5º período do curso de Farmácia da UNIFIPMoc Afya participaram de uma importante etapa da formação profissional: a aplicação do Exame Clínico Objetivamente Estruturado (OSCE). A atividade avalia, de forma prática, competências essenciais da atuação farmacêutica, simulando situações reais em um ambiente controlado.
Realizada no Centro de Simulação da instituição, a avaliação proporciona aos estudantes uma experiência imersiva em que são desafiados a lidar com diferentes casos clínicos. A proposta é desenvolver e avaliar habilidades clínicas, tomada de decisão, comunicação e raciocínio crítico, fundamentais para a atuação profissional.
Segundo o professor Luís Paulo Ruas, o OSCE permite que os estudantes vivenciem, na prática, situações que encontrarão em seu futuro exercício profissional.
“O objetivo é colocar o aluno em um cenário prático para que ele veja, de forma aplicada, tudo aquilo que estudou nas salas de aula, em um ambiente que simula o cotidiano do farmacêutico”, explicou.
A acadêmica Maria Eduarda Miranda também destacou a relevância da atividade.
“Gostei muito de participar dessa atividade. Para nós, estudantes de Farmácia, ter esse contato profissional com o paciente vai nos ajudar, cada vez mais, a sermos bons profissionais”, comentou.
A realização do OSCE representa um marco na formação dos futuros farmacêuticos da UNIFIPMoc Afya, unindo teoria, prática e a busca constante pela excelência no cuidado à saúde.
Quer vivenciar experiências como esta? CLIQUE AQUI e fale com a gente!