Iniciativa contou com a participação de acadêmicos de Medicina, Fisioterapia e do Núcleo de Experiência Discent
4/7/2025
Compartilhe
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) realizou uma ação solidária no Lar das Velhinhas, envolvendo estudantes dos cursos de Medicina, Fisioterapia e integrantes do Núcleo de Experiência Discente (NED). A iniciativa reverteu a participação dos acadêmicos em brindes que foram doados às moradoras da instituição, tornando a tarde ainda mais especial e emocionante para todos os envolvidos.
A coordenadora da CPA, Vânia Ereni, destacou o significado desse momento para a comunidade acadêmica:
“Estamos aqui no Lar das Velhinhas, realizando a nossa ação solidária da CPA, em que nós havíamos divulgado que a participação dos estudantes iria ser revertida em brindes para as velhinhas daqui. É muito emocionante, e tem um significado muito especial para nós fazer todo esse trabalho, que se concretiza em kits para essas pessoas tão queridas e especiais”, explicou.
A ação também contou com a presença da Mara, responsável pelo Lar das Velhinhas, que expressou sua gratidão:
“Estamos muito felizes e gratos pelos kits, foi de grande ajuda. A felicidade das nossas meninas pode ser registrada, é algo gratificante mesmo para elas. Muito obrigada pelo tempo que vocês estão aqui, por todo esse carinho”, disse.
Para os acadêmicos, o momento foi de aprendizado, emoção e solidariedade. A estudante Graça Camila, do curso de Medicina, reforçou a importância de participar desse tipo de ação. Segundo ela, foi uma satisfação participar dessa ação solidária e contribuir com o Lar das Velhinhas. Já a acadêmica Vitória, do curso de Fisioterapia, destacou o resultado coletivo da iniciativa:
“Estamos muito felizes em saber que isso é o resultado da nossa CPA, e estamos muito emocionadas”, comentou.
Sobre a CPA
A CPA é responsável por todo o processo de Autoavaliação Institucional, compreendendo as fases de planejamento, sensibilização da comunidade acadêmica, pesquisas de campo, elaboração de relatório(s) e divulgação de resultados.
A CPA analisa os resultados das avaliações e elabora relatórios detalhados, identificando pontos fortes, pontos fracos e áreas de melhoria. A partir desses relatórios, a coordenadora da CPA se reúne com a reitoria e os pró-reitores para definir quais medidas podem ser implementadas imediatamente e quais serão trabalhadas a longo prazo. Também são promovidas reuniões com os coordenadores de curso, para discutir os pontos críticos e propor soluções.
A UNIFIPMoc reafirma seu compromisso com projetos que integram responsabilidade social, empatia e solidariedade, envolvendo toda a comunidade acadêmica em ações transformadoras.