Notícias
Noticias

PSICOLOGIA NO TOPO NACIONAL

Compartilhe

Com conceito superior a Universidade Federal, PSICOLOGIA FIPMoc é considerada a quarta melhor de Minas

O site da Revista EXAME divulgou, no último sábado (24/06), uma lista que enumera quais são os melhores cursos de Psicologia do país. E as Faculdades Integradas Pitágoras (FIPMoc), mais uma vez, tiveram destaque. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o curso de Psicologia FIPMoc recebeu nota 4 (de 5) no Conceito Preliminar de Cursos (CPC), sendo considerado o quarto melhor de Minas Gerais, acima, inclusive, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No âmbito nacional, de 168 instituições apontadas como as melhores do país, as FIPMoc ocupam o 25º lugar.

Para a diretora Executiva das FIPMoc, Professora Fátima Turano, a colocação veio como resposta de um trabalho sério que foi desenvolvido a muitos anos no curso. “Ficamos em quarto lugar em Minas Gerais e vigésimo quinto no Brasil! Toda a equipe está de parabéns. Agradeço muitíssimo a todos os professores pelo comprometimento e seriedade no trabalho que desenvolvem, especialmente à competente coordenadora Simone Monteiro”, comemora.

“É enorme a conquista de classificação tão alta a que o curso de Psicologia alcançou. As instituições que ocuparam os lugares anteriores são majoritariamente universidades e centros universitários. Isso significa que, mesmo sendo Faculdades Integradas, os resultados e reconhecimento do nosso curso estão no mesmo patamar daqueles das mais renomadas instituições brasileiras”, ressalta Simone Monteiro, coordenadora do curso.

Segundo ela, o destaque para o diferencial da Psicologia FIPMoc fica ainda mais evidente quando é recortado um olhar para os cenários mais próximos. “Nos deparamos com a surpreendente notícia de que no estado de Minas Gerais a Psicologia FIPMoc ocupa a 4ª posição. Resultado que nos colocou à frente de Universidades Federais de tradição como a de Juiz de Fora, a do Triângulo Mineiro e da UFMG”, observa. “Em Minas, existem mais de 60 cursos de Psicologia e estamos em 4º lugar na avaliação do MEC. Em nível regional, não há nem parâmetros de comparação. Tudo isso é muito significativo. Certifica oficial e nacionalmente o trabalho sério, comprometido e de qualidade que cotidianamente aqui realizamos na formação de novos Psicólogos”, finaliza a coordenadora.

O ranking se baseia no CPC, construído a partir de oito componentes que refletem a qualidade da graduação, agrupados em três dimensões: desempenho dos estudantes (nota no Enade, entre outros fatores), corpo docente (nota de proporção de mestres e doutores entre os professores, por exemplo) e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo (entre as quais estão notas para infraestrutura e organização didático-pedagógica).