Coordenador do curso, Professor Doutor Flávio Figueiredo representou o Estado de Minas Gerais
7/4/2025
Compartilhe
O coordenador do Curso de Farmácia da UNIFIPMoc, Professor Doutor Flávio Figueiredo, acaba de receber um reconhecimento nacional. Trata-se da Comenda do Mérito Farmacêutico entregue em cerimônia oficial do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Esta é a honraria máxima destinada a profissionais que se destacaram no exercício da profissão em cada unidade da Federação.
Professor Flávio está entre os 27 profissionais homenageados, indicados pelos conselheiros federais de Farmácia, representando o estado de Minas Gerais. Reconhecido por sua relevante atuação na área de análises clínicas, doenças negligenciadas e na docência, o coordenador acadêmico do curso de Farmácia do Centro Universitário FIPMOC recebeu a honraria com entusiasmo e gratidão, reforçando seu compromisso com a profissão farmacêutica:
"Receber essa homenagem, indicado pela Conselheira Federal, Dra. Júnia Célia Medeiros, e acolhido pela plenária do Conselho Federal - a instância maior da nossa profissão no Brasil - é uma alegria imensa. Estar ao lado de colegas tão ilustres, que admiro profundamente como profissionais, cidadãos e seres humanos, torna esse momento ainda mais especial. Ao olhar para trás, vejo que valeu a pena escolher a farmácia como minha missão de vida”, disse.
A Conselheira Federal de Farmácia por Minas Gerais, Dra. Júnia Célia Medeiros, responsável pela nomeação destacou o impacto do trabalho do professor Flávio:
"Que honra poder homenagear um profissional com uma atuação tão brilhante na área de Análises Clínicas, doenças negligenciadas e na docência da profissão. Dr. Flávio foi indicado por mim devido ao seu forte impacto na profissão, sobretudo em seu papel fundamental na formação de novos farmacêuticos. Ele representou muito bem nosso estado de Minas Gerais!"
O professor também ressaltou sua dedicação à formação de futuros farmacêuticos, especialmente no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha, sua terra natal:
“Mais do que uma profissão, a farmácia é um compromisso com o cuidado ao próximo. Essa homenagem não é só minha, mas também dos farmacêuticos mineiros, especialmente dos colegas do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, onde atuo na formação de futuros profissionais."
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o Conselheiro Federal Suplente, Gerson Antônio Pianetti, e membros da diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG).
Sobre o professor Flávio Figueiredo
Flávio Júnior Barbosa Figueiredo é farmacêutico e doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Centro de Pesquisas René Rachou, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Com mais de uma década de experiência na gestão do ensino superior, dedica-se à educação farmacêutica de qualidade e ao desenvolvimento de metodologias inovadoras de aprendizagem e avaliação.
Professor de disciplinas voltadas para análises clínicas, toxicológicas e cuidado farmacêutico em doenças infecciosas, tem ampla produção científica, com destaque para estudos sobre atividade antimicrobiana de substâncias químicas, extratos vegetais e fitoterápicos, além de pesquisas epidemiológicas em educação em saúde. Atualmente, é coordenador acadêmico do curso de Farmácia do Centro Universitário FIPMOC e secretário-geral da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF).
Reconhecido por sua liderança na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019, o professor Flávio tem contribuído significativamente para a formação de farmacêuticos competentes, preparados para atuar em regiões carentes e promover saúde e assistência farmacêutica no Brasil e no mundo.
Com essa conquista, o professor Flávio Figueiredo reafirma o papel essencial do farmacêutico no cuidado à saúde e fortalece a profissão como um compromisso com o bem-estar da sociedade.
CONHEÇA NOSSO CURSO DE FARMÁCIA CLICANDO AQUI.