A atividade desafia estudantes a resolver casos complexos inspirados em temas do Supremo Tribunal Federal
24/6/2025
Compartilhe
Os alunos do Curso de Direito da UNIFIPMoc Afya estão vivenciando uma experiência de alto nível acadêmico e jurídico. A equipe R 430, formada por acadêmicos dos turnos matutino e noturno, concluiu e enviou os memoriais do recorrente e do recorrido para o STF Moot – um julgamento simulado que segue os moldes das discussões realizadas no Supremo Tribunal Federal.
A equipe é composta pelos estudantes Laurence Dias Fagundes (7º período – matutino), Pedro Gabryel Rodrigues Almeida (7º período – matutino), Diogo Gonçalves Bertolino (4º período – noturno) e Isabela Cândida Caldeira (4º período – noturno). A mentoria ficou sob responsabilidade da professora Cynara Veloso, com o apoio da professora Taise Daiane Lessa Lopes Vieira, que contribuiu com análises críticas durante o processo, mesmo sem fazer parte formal da equipe.
O caso concreto proposto para a edição deste ano foi divulgado em 15 de maio de 2025. Desde então, os alunos mergulharam em semanas intensas de estudo, pesquisa de jurisprudência e produção dos memoriais.
“Confesso que, no início, pensei que seria uma missão impossível, pela complexidade do tema. Mas, ao longo do mês, os alunos se dedicaram muito, estudaram, pesquisaram e dividiram as tarefas. Cada um ficou responsável pela redação inicial de uma parte, e o acadêmico Pedro Gabryel atuou como relator do parecer com excelência”, destacou a professora Cynara Veloso.
Segundo ela, o trabalho foi feito de forma colaborativa. “Eu fiz as orientações e correções, e a professora Taise fazia uma leitura crítica dos memoriais. Foi realmente um trabalho em equipe que deu muito trabalho, mas que valeu muito a pena. Uma experiência que gerou muito aprendizado”, salinetou.
Sustentação Oral
O resultado das duas instituições selecionadas para realizar a sustentação oral na fase final do STF Moot será divulgado no dia 30 de junho de 2025.
Conforme a coordenação do curso, a participação da equipe já representa uma grande conquista. O Professor Daniel Santos desta que esta é uma experiência incrível para os alunos. Um caso complexo, sem nada pronto.
“Tudo foi construído por eles, que começaram um pouco perdidos, mas aos poucos conseguiram estruturar uma fundamentação jurídica sólida. Independentemente do resultado, penso que seria interessante a coordenação enviar uma mensagem de reconhecimento aos alunos, agradecendo pela dedicação e empenho”, afirma.
O que é o STF Moot?
O STF Moot é uma competição nacional de julgamento simulado, destinada a estudantes de Direito de todo o Brasil. O desafio propõe que os participantes elaborem memoriais e realizem sustentações orais com base em casos fictícios inspirados em temas reais julgados pelo Supremo Tribunal Federal. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências práticas, como argumentação jurídica, pesquisa jurisprudencial e elaboração de peças processuais.