Avaliação acompanha o desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso e contribui para a melhoria da formação médica
17/3/2025
Compartilhe
A próxima edição do Teste de Progresso Institucional (TPI) do curso de Medicina será realizada presencialmente no dia 24 de março, para os alunos de todos os períodos, com a aplicação de 120 questões de múltipla escolha e duração total de 4h30min. A avaliação é obrigatória e acontece semestralmente, com objetivo monitorar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, acompanhar a evolução de sua aprendizagem e oferecer subsídios para melhorias contínuas na formação médica.
Desenvolvido originalmente na década de 1970, em instituições como a Universidade de Missouri-Kansas City (EUA) e a Universidade de Limburg (Holanda), o Teste de Progresso tem sido amplamente utilizado em escolas médicas de todo o mundo. No Brasil, tornou-se uma importante ferramenta de autoavaliação do estudante e de avaliação formativa dos cursos, principalmente em instituições com currículos orientados por competências, centrados na comunidade ou estruturados por aprendizagem baseada em problemas (PBL).
A aplicação do TPI permite:
- Avaliar o ganho de conhecimento cognitivo ao longo da graduação;
- Acompanhar a evolução do estudante nas diversas áreas do curso;
- Identificar lacunas ou dificuldades no processo de aprendizagem;
- Propor ações de melhoria com base nos resultados;
- Servir como preparação para processos seletivos futuros, como concursos e provas de residência médica.
Mais do que uma prova, o TPI é uma ferramenta estratégica que impacta diretamente na qualidade do ensino, na formação crítica e ética dos estudantes e na capacidade da instituição de prover uma formação médica de excelência.
O TPI reafirma o compromisso institucional com a formação de profissionais preparados para atuar de forma competente, humana e comprometida com a vida.
SAIBA MAIS CLICANDO AQUI